SOMALGIN CARDIO é indicado como analgésico (alivia a dor), anti-inflamatório e antipirético (antifebril), na prevenção do infarto do miocárdio, em função de sua ação antiplaquetária, e na profilaxia de tromboses venosas (formação de coágulo na veia), da isquemia cerebral (interrupção do fluxo sanguíneo ao cérebro) e embolia pulmonar (bloqueio da artéria pulmonar).
Como este medicamento funciona?
O ácido acetilsalicílico age como analgésico através de mecanismo central e periférico e como antipirético (antifebril) devido ao seu efeito sobre o centro termorregulador. O ácido acetilsalicílico previne a agregação plaquetária responsável pela formação de trombos, que podem estar relacionados com o infarto do miocárdio e com acidentes vasculares cerebrais (AVCs). O glicinato de alumínio e o carbonato de magnésio, dois potentes antiácidos, constituem um sistema tampão que diminui a lesão gástrica do ácido acetilsalicílico, promovendo ao mesmo tempo uma absorção mais rápida.
Quando não devo usar este medicamento?
SOMALGIN CARDIO é contraindicado a todos os pacientes com hipersensibilidade ao ácido acetilsalicílico, a qualquer componente da fórmula e a produtos que contenham anti-inflamatórios não esteroidais (por exemplo: diclofenaco, piroxicam, meloxicam, dipirona, paracetamol, ibuprofeno, nimesulida), medicamentos usados para controlar a inflamação. SOMALGIN CARDIO também é contraindicado na asma induzida pela administração de salicilatos, úlceras pépticas ativas, diá tese hemorrágica, no último trimestre da gravidez, em combinação com metotrexato em dose de 15 mg/semana ou mais, síndrome de Reye e doença viral.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Nos dois primeiros trimestres da gravidez, você só deverá usar SOMALGIN CARDIO por recomendação médica, em casos de absoluta necessidade. No caso de dengue, deve-se evitar o uso de SOMALGIN CARDIO, já que seu uso pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas. O ácido acetilsalicílico não deve ser utilizado em pacientes predispostos a dispepsias (indigestão) ou portadores de alguma lesão da mucosa gástrica conhecida. Pacientes que consomem três ou mais doses de bebida alcoólica todos os dias estão sujeitos à hemorragia caso utilizem este medicamento. SOMALGIN CARDIO, mesmo em doses baixas, pode aumentar o tempo de sangramento, principalmente em hemofílicos, deficientes de vitamina K, doenças hepáticas e pessoas que estão fazendo uso de anticoagulante. A administração deve ser cautelosa nos pacientes com função renal comprometida, particularmente nas crianças, e sempre que o paciente estiver desidratado. SOMALGIN CARDIO não deve ser utilizado por períodos prolongados sem a orientação médica.
Durante a gravidez ou amamentação, consulte seu médico antes de utilizar SOMALGIN CARDIO. Sabe-se que o ácido acetilsalicílico, quando administrado continuamente e em altas doses, pode provocar problemas no parto e/ou no recém-nascido. Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término. Informe ao médico se estiver amamentando. Crianças ou adolescentes não devem usar esse medicamento para catapora ou sintomas
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O SOMALGIN CARDIO é contraindicado a todos os pacientes com hipersensibilidade ao ácido acetilsalicílico, a qualquer componente da fórmula e a produtos que contenham anti-inflamatórios não esteroides. Também é contraindicado na asma induzida pela administração de salicilatos, úlceras pépticas ativas, diáteses hemorrágicas, no último trimestre da gravidez, em combinação com metotrexato em dose de 15 mg/semana ou mais, síndrome de Reye e doença viral. O uso pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas e deve ser evitado em pacientes predispostos a dispepsias ou com lesão da mucosa gástrica conhecida. Além disso, pode aumentar o tempo de sangramento e causar hemorragias em pacientes que consomem álcool diariamente, com hemofilia, deficiências de vitamina K, doenças hepáticas e em uso de anticoagulantes. O uso não deve ser prolongado sem orientação médica.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?