• Home
  • Bulas
  • Sotalol Merck 160mg com 30 Comprimidos

Sotalol Merck 160mg com 30 Comprimidos

  • Fabricante: Merck S/A - 33069212000184
  • Categoria: Arritmia
  • Princípio ativo: Sotalol
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Cloridrato de sotalol é indicado no tratamento e controle de arritmias cardíacas, em todos os casos de angina pectoris (dor no peito), no pós-infarto do miocárdio. A arritmia cardíaca é uma alteração no ritmo dos batimentos do coração, que pode ser perceptível ou não. A angina ocorre quando a quantidade de sangue que chega ao coração é insuficiente. O infarto do miocárdio é a morte de parte do músculo cardíaco por falta abrupta de sangue, e é importante reduzir a carga que o coração tem de suportar após o infarto.

  • Como este medicamento funciona?

    Cloridrato de sotalol é um agente bloqueador de receptor beta-adrenérgico. Diminui a estimulação nervosa em alguns órgãos como o coração, rins e pulmões. Seu uso melhora o ritmo do coração, pois reduz a velocidade e a força dos batimentos, diminuindo a necessidade de oxigênio e facilitando as contrações. Cloridrato de sotalol também age nos rins diminuindo o mecanismo que retém sal e água para o organismo, o que também ajuda a melhorar o funcionamento do coração. Sua ação começa poucas horas após a primeira dose e passa a ser constante após 2 a 3 dias de uso.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Você não deve utilizar cloridrato de sotalol se apresentar: asma brônquica ou doença obstrutiva crônica das vias aéreas; alergia ao componente principal (cloridrato de sotalol) ou aos outros componentes do produto; choque cardiogênico; uso de an anestésico que provoque depressão cardíaca; arritmias em que o coração bate mais devagar do que o normal; síndrome da doença do nó sinusal, bloqueio atrioventricular de segundo e terceiro graus, a menos que esteja usando um marcapasso funcionante; insuficiência cardíaca congestiva não controlada; insuficiência renal; síndrome do QT longo congênita ou adquirida.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Cloridrato de sotalol deve ser usado com cautela, pois pode haver alteração da arritmia que já existia ou aparecimento de outra nova arritmia. Alguns fármacos podem promover o que é conhecido como torsades de pointes, que é uma alteração que causa o aumento dos batimentos do coração, isso pode ser percebido por você ou pelo médico num eletrocardiograma. As mulheres parecem ter o risco de desenvolvimento de torsades de pointes aumentado. A torsades de pointes é dependente da dose e, em geral, ocorre logo após o início do tratamento ou com o aumento da dose e termina de forma espontânea na maioria dos pacientes. Assim, você deve informar ao médico qualquer sensação estranha em relação aos batimentos do coração que apareça após começar o uso do medicamento. Se você usa cloridrato de sotalol há muito tempo deve ter muita atenção quando for parar de tomá-lo, procurando observar se a angina (dor no peito) ou a arritmia voltam a aparecer, pois a descontinuação repentina de cloridrato de sotalol pode agravar estes sintomas. Portanto, recomenda-se que, pacientes em uso crônico de cloridrato de sotalol devem ser cuidadosamente monitorados quando da sua descontinuação, particularmente em pacientes com isquemia cardíaca (falta de suprimento de sangue no coração). Se você tem funcionamento do coração controlado com outros medicamentos (como, diuréticos, inibidor da ECA, digitálicos, etc.), você deve prestar a atenção quando começar a tomar

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O cloridrato de sotalol pode causar alteração da arritmia ou o aparecimento de uma nova arritmia. A condição conhecida como torsades de pointes, que causa um aumento dos batimentos do coração, pode ocorrer, especialmente em mulheres. Essa condição é dependente da dose e geralmente se manifesta logo após o início do tratamento ou com o aumento da dose. Além disso, a descontinuação repentina do cloridrato de sotalol pode agravar sintomas como angina e arritmia. É importante também observar que pode haver alteração ou piora do funcionamento do coração ao iniciar o uso do medicamento, e sinais de toxicidade podem incluir arritmias e batimentos cardíacos mais lentos. O uso deve ser cauteloso em pacientes com condições pré-existentes, como insuficiência renal e falta de potássio ou magnésio.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.