Spiriva Respimat 4ML Solucao 25mcg

  • Fabricante: Boehringer Ingelheim Do Brasil Química E Farmacêutica Ltda. - 60831658000177
  • Categoria: Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
  • Princípio ativo: Tiotropio
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    SPIRIVA RESPIMAT é indicado para o tratamento de manutenção de pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), caracterizada por tosse, catarro e falta de ar, incluindo também bronquite crônica e enfisema pulmonar. Além disso, é indicado como tratamento adicional de manutenção para melhora dos sintomas da asma em pacientes a partir de 6 anos de idade.

  • Como este medicamento funciona?

    SPIRIVA RESPIMAT atua dilatando os brônquios (broncodilatador), facilitando assim a passagem de ar pelos pulmões. O efeito se inicia em até 30 minutos após a inalação e dura 24 horas.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Você não deve usar SPIRIVA RESPIMAT se tiver alergia à atropina ou seus derivados (como ipratrópio ou oxitrópio) ou a qualquer um dos componentes da fórmula.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    SPIRIVA RESPIMAT é um broncodilatador para tratamento crônico, com dose única diária, e não se destina ao tratamento inicial de casos agudos de estreitamento dos brônquios ou para o alívio de sintomas agudos. Em caso de um ataque agudo, deve-se usar um beta-2-agonista de ação rápida (como fenoterol ou salbutamol) sob orientação médica. Caso não observe melhora do ataque agudo ou em caso de dúvidas, procure um médico ou serviço de emergência imediatamente. SPIRIVA RESPIMAT não deve ser usado como primeira linha para o tratamento da asma, e pacientes asmáticos devem continuar com o tratamento usual, por exemplo, corticosteroides inalatórios, sem necessidade de alterá-lo após a introdução de SPIRIVA RESPIMAT, mesmo após a melhora dos sintomas. Após a administração, podem ocorrer reações alérgicas imediatas e deve-se usar com cuidado se houver glaucoma de ângulo fechado, aumento da próstata ou obstrução do colo da bexiga. Informe o médico se você tiver problemas nos rins, pois SPIRIVA RESPIMAT é eliminado predominantemente pelos rins. Evite contato do medicamento com os olhos e busque ajuda médica se apresentar dores nos olhos ou visão embaçada. O uso deste medicamento não é recomendado durante a gravidez e amamentação. Informe seu médico se está fazendo uso de outros medicamentos.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Armazenar em temperatura ambiente ( de 15 ºC a 30 ºC). Não congelar. Descartar o conjunto frasco + inalador RESPIMAT após 3 meses da inserção do frasco no inalador RESPIMAT. Este dispositivo inalatório não deve ser reutilizado. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

  • Como devo usar este medicamento?

    A dose terapêutica diária recomendada de SPIRIVA RESPIMAT é a inalação de 5 mcg, ou seja, 2 doses liberadas (2 puffs) consecutivas, uma vez ao dia pelo inalador RESPIMAT, no mesmo horário do dia. Esta posologia deve ser seguida tanto para pacientes adultos quanto para pediátricos a partir de 6 anos de idade.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Continue inalando as próximas doses regularmente no horário habitual. Não duplique a dose na próxima inalação. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O SPIRIVA RESPIMAT pode causar os seguintes males: boca seca (geralmente leve), tontura, tosse, faringite, disfonia (rouquidão), constipação, candidíase orofaríngea (sapinho), erupção cutânea (rash), prurido (coceira), retenção urinária (geralmente em homens com fatores de predisposição), disúria (dificuldade e dor para urinar). Em casos raros, pode ocorrer insônia, glaucoma, aumento da pressão intraocular, visão borrada, alterações nos batimentos do coração (como fibrilação atrial, taquicardia supraventricular, taquicardia), palpitações, epistaxe (sangramento nasal), e broncoespasmo (estreitamento dos brônquios).

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada de SPIRIVA RESPIMAT, deve-se procurar atendimento médico imediatamente. Este medicamento é um broncodilatador que deve ser usado com cuidado, e não se destina ao tratamento agudo de sintomas. Caso haja sintomas como tontura, visão embaçada ou broncoespasmo, é crucial buscar orientação médica.