Stalevo combina três substâncias ativas (levodopa, carbidopa e entacapona) em um único comprimido revestido, sendo indicado no tratamento de pacientes adultos com doença de Parkinson que apresentam flutuações motoras de fim-de-dose (somente para os pacientes que tomam uma dose diária de levodopa de 600 mg ou menos e não experimentaram discinesias), cuja estabilização não é possível com tratamento com levodopa associado a inibidor da dopa descarboxilas e (DCC). Stalevo ajuda no alívio dos sintomas da doença de Parkinson, como tremores dos membros, rigidez e lentidão dos movimentos, o que dificulta a realização das atividades diárias normais.
Como este medicamento funciona?
A doença de Parkinson é um distúrbio do sistema nervoso causado pela falta de dopamina, que transmite mensagens na parte do cérebro que controla o movimento muscular. A levodopa age aumentando o nível de dopamina no cérebro, ajudando no alívio dos sintomas da doença de Parkinson, como tremores, rigidez e lentidão dos movimentos, que dificultam as atividades diárias normais.
Quando não devo usar este medicamento?
Stalevo ® é contraindicado: em casos de hipersensibilidade aos componentes ativos e outros ingredientes da formulação; em casos de insuficiência hepática, glaucoma de ângulo estreito, feocromocitoma (um tumor da glândula supra-renal), uma vez que isso pode aumentar o risco de reações graves de hipersensibilidade; em pacientes que estejam tomando certos tipos de antidepressivos (inibidores seletivos da MAO - A e MAO - B simultaneamente, ou inibidores não-seletivos da MAO); em pacientes com história de síndrome neuroléptica maligna e/ou rabdomiólise não-traumática. Não deve ser usado durante a gravidez e lactação.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Tome especial cuidado com Stalevo se você já teve um ataque cardíaco ou outras doenças do coração, asma, doenças dos vasos sanguíneos ou pulmões. Se você tem algum problema no fígado. Se você tem algum problema renal grave. Se você já teve doenças no rim, fígado ou relacionadas com hormônios. Se você já teve doença inflamatória intestinal. Se você alguma vez teve úlcera s untem. Se você já teve convulsões. Se você já sofreu qualquer tipo de transtorno mental grave. Se você se sentir deprimido, tiver pensamentos suicidas ou notar alterações incomuns no seu comportamento. Se você tem glaucoma crônico de ângulo largo. Você deve estar ciente que Stalevo pode tornar essa reação pior. Se os movimentos descontrolados iniciarem ou piorarem depois que você começar a tomar Stalevo, o seu médico pode precisar alterar a dose de seus medicamentos para mal de Parkinson. Se você tiver sido informado pelo seu médico que tem intolerância a alguns açúcares, informe o seu médico antes de tomar este medicamento. Se você ou a sua família/cuidador detectar que está desenvolvendo sintomas de adicção que levam ao desejo por doses elevadas de Stalevo e outros medicamentos usados para tratar a doença de Parkinson. Informe ao seu médico se você ou sua família/cuidador notar que você está
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Stalevo ® é indicado no tratamento de pacientes adultos com doença de Parkinson que apresentam flutuações motoras de fim-de-dose, desde que a dose diária de levodopa não exceda 600 mg e que não haja discinesias. O medicamento ajuda no alívio dos sintomas da doença, como tremores, rigidez e lentidão dos movimentos. Para uso adequado, é importante consultar um médico para obter orientações específicas sobre a dosagem e possíveis ajustes. Não deve ser usado durante a gravidez e lactação.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de usar Stalevo, consulte seu médico para orientações específicas. Pode ser necessário ajustar a dose e evitar a interrupção abrupta, pois isso pode resultar em efeitos colaterais ou piora dos sintomas da doença de Parkinson.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Durante o tratamento com Stalevo ®, podem ocorrer alucinações, hipotensão postural (ortostática) com ou sem sintomas como tonturas, náuseas, desmaios e sudorese. A hipotensão pode ocorrer mais frequentemente durante o início da terapia ou quando a dosagem de levodopa diária total é aumentada. Pode ocorrer aumento da discinesia (movimentos involuntários anormais e repetitivos), que pode necessitar de redução da dose do produto. Relatos indicam que alguns pacientes experimentaram impulsos intensos para jogar, aumentos nos impulsos sexuais e outros comportamentos de controle de impulso durante o tratamento. Além disso, a saliva, urina ou suor podem apresentar coloração escura após a ingestão de Stalevo ®.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada de Stalevo, é importante informar imediatamente o médico. O médico pode precisar ajustar a dose do medicamento para evitar efeitos colaterais, que podem incluir alucinações e movimentos involuntários anormais. É aconselhável não interromper o uso do Stalevo abruptamente, pois pode ser necessário reduzir a dose gradualmente.