STILNOX CR está indicado para o tratamento de curta duração da insônia aguda ou transitória em pacientes que têm dificuldade para adormecer e/ou manter o sono.
Como este medicamento funciona?
STILNOX CR é um medicamento que possui em sua fórmula uma substância chamada zolpidem. O zolpidem age sobre os centros do sono que estão localizados no cérebro. Por isso, o médico prescreve STILNOX CR para o tratamento da insônia, isto é, para aquelas pessoas que têm dificuldade em adormecer ou permanecer adormecidas. STILNOX CR tem rápido início de ação, devendo ser tomado no momento em que você for dormir.
Quando não devo usar este medicamento?
STILNOX CR não deve ser utilizado em pacientes com alergia ou intolerância ao zolpidem ou a qualquer um dos componentes da fórmula. Este medicamento também não deve ser utilizado por pacientes com insuficiência respiratória severa e/ou aguda, com insuficiência do fígado severa ou em pacientes que apresentaram comportamento complexo de sono após tomar este medicamento. É contraindicado na faixa etária pediátrica e para uso por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O zolpidem deve ser usado com cautela caso você apresente síndrome da apneia do sono e miastenia gravis. Não use este medicamento se você já apresentou sonambulismo ou outros comportamentos incomuns enquanto não está totalmente acordado. O STILNOX pode causar sonolência e diminuição do nível de consciência. Você deve tomar STILNOX CR em doses únicas e não deve tomar mais de uma dose durante a mesma noite. Deve-se utilizar a menor dose diária efetiva de STILNOX CR e não deve exceder 12,5 mg. O medicamento deve ser guardado em local seguro para proteger de roubos, já que pode ser utilizado ilicitamente. O uso concomitante de opióides com benzodiazepínicos ou outros fármacos hipnóticos pode resultar em sedação, depressão respiratória, coma e óbito. Por isso, o médico deve prescrever a menor dose eficaz e monitorar de perto o paciente. Quanto a insuficiência do fígado, não se deve usar o zolpidem em caso de insuficiência hepática severa. A causa primária da insônia deve ser identificada e os fatores causais tratados antes da prescrição de um hipnótico. Em pacientes pediátricos, a segurança e eficácia do zolpidem não foram estabelecidas. Pacientes idosos devem seguir recomendações específicas e os hipnóticos não devem ser a medicação principal para pacientes psicóticos. O zolpidem pode causar amnésia anterógrada e reações psiquiátricas paradoxais. Além disso, é importante evitar o uso do medicamento se houver histórico de dependência
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Guarde o STILNOX em um local seguro para o proteger de roubos, uma vez que pode ser utilizado ilicitamente para ações criminosas. Não há informações específicas sobre a temperatura ou condições ideais de armazenamento.
Como devo usar este medicamento?
O STILNOX deve ser tomado no momento em que você for dormir, em dose única, e não deve exceder 12,5 mg por noite. É recomendado usar a menor dose diária efetiva. Além disso, assegure condições favoráveis para um sono ininterrupto de 7 a 8 horas após a administração do medicamento.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O STILNOX pode causar sonolência e diminuição do nível de consciência. Além disso, ativos como o zolpidem podem levar a amnésia anterógrada, ideação suicida e depressão, reações psiquiátricas e paradoxais como nervosismo, irritabilidade e alucinações. O uso do medicamento pode resultar em sonambulismo e comprometimento psicomotor, especialmente se administrado em menos de 7 a 8 horas antes de atividades que requerem atenção. O uso prolongado pode levar à tolerância e dependência física ou psíquica. A combinação com álcool ou outros sedativos aumenta os riscos.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Caso alguém use uma quantidade maior do que a indicada de STILNOX, é importante observar que o uso excessivo pode resultar em depressão respiratória, coma e até óbito. Recomenda-se que a pessoa procure imediatamente atendimento médico e informe sobre a quantidade ingerida. É fundamental que o zolpidem não seja utilizado em doses superiores a 12,5 mg por noite, e deve-se evitar a combinação com álcool ou outros depressivos do SNC.