O sulfametoxazol + trimetoprima é indicado para o tratamento de infecções causadas por microrganismos sensíveis à associação dos medicamentos trimetoprima e sulfametoxazol, como certas infecções respiratórias, gastrintestinais, renais e do trato urinário, genitais (feminino e masculino), da pele, entre outros tipos de infecções.
Como este medicamento funciona?
O sulfametoxazol + trimetoprima é um quimioterápico (medicamento sintetizado em laboratório para combater microrganismos ou a multiplicação desordenada de células), com propriedades bactericidas (capaz de matar bactérias) e duplo mecanismo de ação. Os compostos ativos agem sinergicamente (ação conjunta, em que uma substância potencializa a outra), inibindo dois passos consecutivos da formação de uma substância necessária aos microrganismos, que não conseguem mais se desenvolver. A ação medicamentosa começa logo após a primeira dose, mas os microrganismos não são eliminados de imediato.
Quando não devo usar este medicamento?
O sulfametoxazol + trimetoprima não deve ser utilizado por pacientes com doença grave no fígado ou no rim. Também está contraindicado a pacientes com alergia à sulfonamida ou à trimetoprima ou a qualquer um dos componentes da formulação. Este medicamento é contraindicado para prematuros e recém-nascidos durante as primeiras seis semanas de vida.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Deve-se ter cuidados especiais com pacientes idosos e com problemas no rim e no fígado, nos quais há maior probabilidade de ocorrer efeitos indesejáveis relacionados à dose ou à duração do tratamento. Em pacientes idosos ou com história de deficiência de ácido fólico ou insuficiência renal, podem ocorrer alterações hematológicas (no sangue) indicativas de deficiência de ácido fólico. Essas alterações são reversíveis administrando-se ácido folínico. Para diminuir esses efeitos, recomenda-se que a duração do tratamento seja a menor possível para o paciente idoso. Em caso de comprometimento renal, a dose deve ser ajustada. Pacientes em uso prolongado devem fazer exames de sangue e urina regularmente. O tratamento deve ser descontinuado imediatamente caso você observe sinais de aparecimento de erupção cutânea ou qualquer outra reação adversa grave. Sulfametoxazol + trimetoprima deve ser administrado com cautela a pacientes com história de alergia grave e asma brônquica. Infiltrados pulmonares, tais como ocorrem em alveolite alérgica ou eosinofílica, têm sido relatados e podem se manifestar por meio de sintomas como tosse ou respiração ofegante. Se tais sintomas aparecerem ou, inexplicavelmente, piorarem, o paciente deve ser reavaliado e a descontinuação da terapia deve ser considerada. O uso deve ser evitado em pacientes com sérias alterações hematológicas ou que possuam deficiência de G6PD, a não ser em casos de absoluta necessidade e em doses mínimas
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O sulfametoxazol + trimetoprima deve ser utilizado por via oral e é indicado para o tratamento de infecções causadas por microrganismos sensíveis à associação dos medicamentos. A doses recomendadas devem ser respeitadas e o tratamento deve ser continuado pelo período estabelecido pelo médico, mesmo que os sintomas melhorem. É importante observar a orientação médica durante todo o uso e relatar qualquer reação adversa.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O sulfametoxazol + trimetoprima pode causar reações adversas graves como erupção cutânea ou outras reações adversas. É contraindicada em pacientes com doenças graves no fígado ou no rim, alergia à sulfonamida ou à trimetoprima, e em casos de deficiência de G6PD. Além disso, pode provocar alterações hematológicas em idosos ou pessoas com insuficiência renal. Os pacientes devem ser monitorados para sinais de toxicidade, como náuseas, vômitos e hipercalemia.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?