TARGIN é indicado para o tratamento de dores crônicas, de moderada a intensa, quando necessário uso de um analgésico opioide. Somente é indicado para uso após cirurgias caso você já tiver recebido o medicamento antes do procedimento, ou quando seu médico prever que a dor será moderada a intensa e durará um período de tempo prolongado. Não deverá ser utilizado como analgésico condicionado à dor (não se destina à administração pelo regime de “se necessário”).
Como este medicamento funciona?
TARGIN ® é um medicamento analgésico com ação semelhante à da morfina. A oxicodona, substância responsável pelo efeito analgésico, é um analgésico forte que pertence a um grupo de medicamentos chamado opioides. A naloxona, outra substância presente no medicamento, está presente na formulação com o objetivo de trazer alívio da constipação intestinal, que é um efeito colateral típico do tratamento com analgésicos opioides. TARGIN ® é apresentado na forma de comprimidos de liberação prolongada, permitindo que as substâncias ativas sejam lentamente liberadas ao longo de um período de 12 horas. O início da ação analgésica deve ocorrer dentro de 1 hora após a administração, e o efeito máximo também pode ocorrer neste tempo.
Quando não devo usar este medicamento?
TARGIN é contraindicado nos seguintes casos: alergia conhecida à oxicodona e/ou à naloxona ou a qualquer um dos componentes da formulação, doença pulmonar obstrutiva crônica grave (DPOC), cor pulmonale - uma forma de insuficiência cardíaca na qual o lado direito do coração se torna dilatado, devido ao aumento da pressão no interior dos vasos sanguíneos do pulmão, asma brônquica grave, depressão respiratória grave com hipóxia e/ou hipercapnia, obstrução intestinal (íleo paralítico) não induzida por opioides, e insuficiência hepática moderada a grave.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Os comprimidos de liberação prolongada de TARGIN deverão ser deglutidos inteiros, não devendo ser quebrados, mastigados ou triturados, já que tal ação ocasionaria uma liberação rápida do princípio ativo e a absorção de uma dose de oxicodona potencialmente fatal. O principal risco do excesso de opióides é a depressão respiratória. Deve-se ter cautela ao administrar TARGIN a idosos debilitados. Informe seu médico caso apresente alguma das seguintes condições: função pulmonar gravemente comprometida, apneia do sono, uso de medicamento inibidor de monoaminoxidase (IMAO), uso de medicamento depressor do Sistema Nervoso Central (SNC), tolerância, dependência ou síndrome de abstinência, dependência psicológica (vício), perfil de abuso e histórico de abuso de álcool e/ou outras substâncias, traumatismo craniano, hipotensão arterial, pancreatite, insuficiência hepática leve, insuficiência renal, íleo paralítico induzido por opióide, mixedema, hipotireoidismo, doença de Addison, hipertrofia da próstata, psicose tóxica, dependência de álcool e delirium tremens.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Os comprimidos de liberação prolongada de TARGIN devem ser deglutidos inteiros, não devendo ser quebrados, mastigados ou triturados, pois isso ocasionaria uma liberação rápida do princípio ativo e a absorção de uma dose de oxicodona potencialmente fatal. O início da ação analgésica deve ocorrer dentro de 1 hora após a administração, com efeito máximo também podendo ocorrer neste tempo.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de TARGIN pode causar efeitos colaterais como depressão respiratória, especialmente em idosos debilitados ou em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica grave, asma brônquica grave ou depressão respiratória grave. Além disso, pode ocorrer constipação intestinal, sintomas de abstinência, tolerância, dependência e transtorno do uso de opioides. O uso concomitante com depresores do SNC pode resultar em sedação e até morte.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
O principal risco do excesso de opióides é a depressão respiratória. Caso alguém use uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento, recomenda-se buscar imediatamente assistência médica, pois isso pode levar a consequências graves como coma e morte. É essencial seguir as orientações médicas e não alterar a dose sem orientação adequada.