O cloridrato de tetraciclina cápsula é indicado no tratamento de infecções causadas por microrganismos sensíveis à tetraciclina.
Como este medicamento funciona?
O cloridrato de tetraciclina pertence à classe das tetraciclinas, que são agentes bacteriostáticos, ou seja, inibem o desenvolvimento de bactérias. Este medicamento tem ação sobre um amplo número de microrganismos e age inibindo a síntese de proteínas das bactérias sensíveis.
Quando não devo usar este medicamento?
O uso do cloridrato de tetraciclina cápsula é contraindicado a pessoas com hipersensibilidade às tetraciclinas ou a qualquer componente da formulação e as mulheres que estão amamentando ou durante a gravidez. Além disso, é contraindicado para menores de 8 anos. Deve-se evitar a exposição excessiva ao sol durante o tratamento devido ao risco de fotossensibilização da pele. A administração conjunta de anticoncepcionais orais contendo estrógeno pode não ser eficaz e resultar em gravidez indesejável. Outros medicamentos como antiácidos, suplementos de cálcio, ferro e laxantes contendo magnésio devem ser evitados, pois podem afetar a absorção do cloridrato de tetraciclina.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O uso de antiácidos, suplementos de cálcio, salicilato de magnésio e colina, suplementos de ferro, laxantes contendo magnésio e bicarbonato de sódio deve ser evitado de 1 a 3 horas do uso deste medicamento. As recomendações médicas referentes à dose utilizada diariamente devem ser respeitadas. O cloridrato de tetraciclina deve ser utilizado no tempo determinado pelo médico, mesmo que não haja sinais e sintomas de infecção. A interrupção do tratamento após o desaparecimento dos sintomas é um erro grave, pois a infecção não está curada e podem aparecer microrganismos resistentes. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Informe ao médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico, pois pode ser perigoso para a sua saúde. Atenção: contém o corante amarelo de tartrazina, que pode causar reações alérgicas.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15 °C a 30 °C). Proteger da luz e umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Este medicamento apresenta-se na forma de uma cápsula gelatinosa dura, amarela e preta. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
O cloridrato de tetraciclina deve ser ingerido com água. Leite e outros produtos lácteos não devem ser ingeridos durante 1 ou 2 horas antes ou depois da administração de tetraciclina, pois pode diminuir a eficácia do tratamento. A dose para o cloridrato de tetraciclina como antibacteriano sistêmico e antiprotozoário é de 500 mg a cada 6 horas ou de 500 mg a 1000 mg a cada 12 horas. O cloridrato de tetraciclina não deve ser partido, aberto ou mastigado. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
No caso do esquecimento de uma dose, esta deve ser administrada imediatamente a fim de manter constantes os níveis de tetraciclina no sangue. Caso a administração da dose esquecida esteja muito próxima da dose seguinte, deve-se tomar a dose regular e não tomar a dose esquecida para evitar a ingestão de doses dobradas. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O cloridrato de tetraciclina pode provocar efeitos gastrintestinais como náuseas, vômitos, diarreias, candidíase oral, vulvovaginite, prurido anal, escurecimento ou descoloração da língua, colite pseudomembranosa, fotossensibilidade da pele, pigmentação da pele e mucosa e descoloração e hipoplasia do esmalte do dente em formação. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Não foram descritos casos de superdose aguda. Não há antídoto específico, porém há indicação de diálise, visto que a droga é bastante dialisável. Em caso de ingestão de grande quantidade deste medicamento, procure orientação médica.