Therapsor ® solução capilar é indicado para o tratamento de doenças inflamatórias do couro cabeludo, tais como eczema recalcitrantes (difíceis de tratar) e psoríase.
Como este medicamento funciona?
Therapsor ® solução capilar reduz os efeitos da inflamação em algumas doenças da pele, como eczemas recalcitrantes (difíceis de tratar) e psoríase. Therapsor ® solução capilar pertence a um grupo de medicamentos chamados esteroides tópicos (ou seja, usados diretamente sobre a pele). Os esteroides tópicos reduzem a vermelhidão e a coceira provocadas por determinadas inflamações da pele. O tempo estimado para o início de ação de Therapsor ® solução capilar é de uma semana após o início do tratamento.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento é contraindicado para dermatoses e crianças menores de 1 ano de idade, incluindo dermatites. Se você já teve reações alérgicas a algum dos componentes de Therapsor solução capilar, ou se além da inflamação você apresenta alguma infecção no couro cabeludo, converse com seu médico antes de usar o medicamento.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Therapsor® solução capilar deve ser usado com cautela em pacientes com histórico de hipersensibilidade local a corticosteroides ou a qualquer outro excipiente da formulação. Reações de hipersensibilidade local podem assemelhar-se aos sintomas da doença em tratamento. Antes de usar, é importante observar:
Evite que o produto caia nos olhos;
Não utilize próximo do fogo ou enquanto estiver fumando;
Evite o uso do produto por longos períodos, principalmente em bebês ou crianças, exceto se houver orientação médica;
Se a lesão da pele tornar-se infectada, seu médico poderá indicar o tratamento com antibiótico sistêmico;
Deve-se ter um cuidado maior quando usar o produto para o tratamento de psoríase;
Durante a gestação, é aconselhável não utilizar o produto por tempo prolongado nem aplicá-lo em grandes quantidades;
A segurança do uso durante a amamentação não está estabelecida;
Antes de usar o produto, limpe o local de aplicação para evitar infecções;
Lave as mãos após a aplicação;
Se você lavar os cabelos, deve secá-los antes de aplicar o medicamento;
A
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Therapsor ® solução capilar deve ser usado com cautela em pacientes com histórico de hipersensibilidade local a corticosteroides ou a qualquer outro excipiente da formulação. Antes de usar, limpe o local de aplicação para evitar infecções e lave as mãos após a aplicação. Se for utilizado no tratamento de psoríase, é importante que o paciente seja cuidadosamente supervisionado. O tempo estimado para o início de ação é de uma semana após o início do tratamento.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você esquecer de usar Therapsor ® solução capilar, aplique o medicamento assim que se lembrar. No entanto, se estiver próximo do horário da próxima dose, não aplique a dose em atraso e continue com o cronograma habitual de aplicação. Não use o medicamento duas vezes para compensar uma dose esquecida. Se você usa regularmente Therapsor ® solução capilar, é importante conversar com seu médico antes de interromper o uso.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Reações de hipersensibilidade local podem assemelhar-se aos sintomas da doença em tratamento. Manifestações de hipercortisolismo (Síndrome de Cushing) e supressão do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal levando à insuficiência glicocorticoide podem ocorrer em alguns indivíduos. O uso prolongado em bebês ou crianças pode resultar em insuficiência da glândula adrenal. Outras reações incluem infecções bacterianas estimuladas pelo calor e umidade, além de um potencial aumento do risco de infecção local em ulcerações crônicas.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se alguma das verificações acima forem observadas, interrompa o uso do medicamento Therapsor gradualmente, reduzindo a frequência de aplicação ou substituindo por um corticosteroide menos potente, sempre conforme orientação do seu médico. A interrupção repentina do tratamento pode resultar em uma insuficiência glicocorticoide.