Tinidazol é um medicamento indicado para a prevenção de infecções após cirurgias causadas por bactérias anaeróbias (que não precisam de oxigênio para sobreviver) e para o tratamento de diversas infecções causadas por bactérias sensíveis ao tinidazol, tais como: vaginite inespecífica (infecção da vagina causada por microrganismos, principalmente a Gardnerella vaginallis e micoplasmas); tricomoníase urogenital masculina e feminina (doença sexualmente transmissível causada pelo Trichomonas vaginalis); giardíase; amebíase intestinal e extra intestinal; infecções intraperitoneais; infecções ginecológicas; septicemia bacteriana; infecções de cicatrizes no pós-operatório; infecções da pele e tecidos moles; infecções do trato respiratório superior e inferior.
Como este medicamento funciona?
Tinidazol é um medicamento que age contra alguns tipos de microrganismos (bactérias e protozoários), através da penetração dessa substância no interior da célula (“corpo” do microrganismo) destruindo a mesma ou impedindo sua multiplicação. O tempo médio estimado de início de ação do medicamento é de 2 horas.
Quando não devo usar este medicamento?
Tinidazol não deve ser utilizado por mulheres no primeiro trimestre (do 1º ao 3º mês) da gravidez. Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término. Tinidazol não deve ser utilizado por mulheres que estejam amamentando. Informe ao seu médico se estiver amamentando. Tinidazol não deve ser utilizado por pacientes que apresentaram ou ainda apresentam discrasias sanguíneas (alterações dos componentes do sangue), doenças neurológicas e por pacientes com história de hipersensibilidade (alergia) ao tinidazol, outros derivados de 5 - nitroimidazol ou a qualquer componente da fórmula.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O uso do tinidazol junto com bebidas alcoólicas pode levar ao aparecimento de cólicas abdominais, rubor (vermelhidão na pele), vômito e taquicardia (aceleração dos batimentos do coração). Recomenda-se não tomar bebidas alcoólicas durante o tratamento e 72 horas após o término do tratamento com tinidazol. Não há estudos adequados sobre o efeito do tinidazol no desenvolvimento do feto nos primeiros 3 meses de gravidez, mas é conhecido que o tinidazol atravessa a placenta. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas durante o primeiro trimestre da gravidez. Não existem evidências de que o tinidazol seja prejudicial durante os últimos estágios da gravidez, mas este deve ser usado no segundo e terceiro trimestres somente quando considerado absolutamente necessário. A fertilidade masculina e feminina pode ser afetada. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. É contraindicado durante o aleitamento ou doação de leite humano, pois é excretado no leite humano e pode causar reações indesejáveis no bebê. Não foi estudado o efeito do tinidazol na habilidade de dirigir e usar máquinas. Caso ocorram reações como tontura, vertigem e ataxia, o tratamento deve ser descontinuado e o médico informado. O tinidazol pode interagir com anticoagulantes, potencializando os efeitos destes medicamentos. Sempre avise ao seu médico sobre todas as medicações que você toma.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15 °C a 30 ºC). Proteger da luz e umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Recomenda-se tomar o tinidazol durante ou após as refeições. A dose de tinidazol depende da patologia (doença) que está sendo tratada. Para profilaxia (prevenção), a dose é uma dose única de 2 g, cerca de 12 horas antes da cirurgia. Para o tratamento: infecções anaeróbias requerem uma dose inicial de 2 g no primeiro dia, seguida de 1 g/dia em dose única, ou 500 mg duas vezes ao dia. A duração do tratamento geralmente varia de 5 a 6 dias, mas pode ser ajustada pelo médico. A observação clínica e laboratorial regular é recomendada quando a terapia durar mais de 7 dias.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso do tinidazol pode causar reações indesejáveis como tontura, vertigem, ataxia (falta de coordenação dos movimentos), neuropatia periférica (alteração da sensibilidade) e, raramente, convulsões ou qualquer reação neurológica anormal. Também pode ocorrer rubor (vermelhidão na pele), cólicas abdominais, vômito e taquicardia (aceleração dos batimentos do coração) quando utilizado com bebidas alcoólicas. Além disso, o tinidazol pode afetar a fertilidade masculina e feminina. Caso ocorram essas reações, o tratamento deverá ser descontinuado e deve-se informar o médico imediatamente.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?