O tinidazol + nitrato de miconazol é indicado no tratamento tópico (intravaginal) das vulvovaginites (infecções de vagina e vulva, região externa dos genitais femininos) sensíveis aos componentes da fórmula.
Como este medicamento funciona?
Este medicamento apresenta ação antimicrobiana (contra microrganismos, tais como protozoários e bactérias) e antifúngica (contra fungos).
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento não deve ser utilizado por pacientes com história prévia de hipersensibilidade (alergia) ao tinidazol, ao miconazol ou a qualquer componente da fórmula. Este medicamento é contraindicado para uso por homens. Não foram realizados estudos controlados em pacientes pediátricos. Este medicamento é contraindicado durante o aleitamento ou doação de leite, pois é excretado no leite humano e pode causar reações indesejáveis no bebê.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O uso de tinidazol + nitrato de miconazol junto com bebidas alcoólicas pode levar ao aparecimento de cólicas abdominais, rubor (vermelhidão na pele), náusea (enjoo) e vômito. Recomenda-se não tomar bebidas alcoólicas durante e após 72 horas do término do tratamento. Em casos de reações de hipersensibilidade (alergia) ou irritação local, o uso de tinidazol + nitrato de miconazol deve ser descontinuado. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. O efeito de tinidazol + nitrato de miconazol na habilidade de dirigir e operar máquinas não foi avaliado. Não há evidências sugerindo que este medicamento possa afetar essas habilidades. O tinidazol é excretado no leite materno, portanto se o medicamento for administrado durante o período de amamentação, recomenda-se a interrupção do aleitamento materno. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde. Não use absorvente durante o tratamento com tinidazol + nitrato de miconazol, a menos que seja inevitável.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15ºC a 30ºC). Manter a bisnaga devidamente tampada após o uso do medicamento. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Antes de usar o medicamento, lave as suas mãos com sabonete e água. Aplique o conteúdo de 1 aplicador cheio (aproximadamente 5 g de creme), por via intravaginal, 1 vez por dia, antes de deitar, durante 7 dias seguidos. O creme deve ser aplicado profundamente na vagina, de preferência fora do período menstrual. Continue usando o medicamento durante todos os dias do tratamento, mesmo que os sintomas melhorem nos primeiros dias. Evite usar absorventes internos durante o tratamento e, caso necessário, opte por absorventes externos. A aplicação pode ser facilitada molhando o aplicador com um pouco de água quente ou com gel lubrificante, mas evite lubrificantes a base de petróleo.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso você se esqueça de usar este medicamento no horário estabelecido pelo seu médico, use-o assim que lembrar. Entretanto, se já estiver perto do horário de usar a próxima dose, pule a dose esquecida e use a próxima, continuando normalmente o esquema de doses recomendado pelo seu médico. Neste caso, não use uma dose em dobro para compensar doses esquecidas. O esquecimento da dose pode comprometer a eficácia do tratamento.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Informe ao seu médico o aparecimento de qualquer reação desagradável durante o tratamento com tinidazol + nitrato de miconazol, tais como irritação local (vermelhidão), com sensação de queimação ou hipersensibilidade (alergia). Nesses casos, o médico deve ser notificado imediatamente.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.