Tolrest é indicado para o tratamento de transtorno depressivo, incluindo aqueles acompanhados por sintomas de ansiedade, em pacientes com ou sem histórico de mania, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), transtorno do pânico, transtorno de estresse pós-traumático, fobia social e síndrome da tensão pré-menstrual (STPM) e/ou transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM). Em crianças e adolescentes (entre 6 e 17 anos), está indicado apenas no tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).
Como este medicamento funciona?
O cloridrato de sertralina atua sobre a serotonina, um neurotransmissor presente no cérebro, ajudando a aliviar os sintomas dos transtornos anteriormente mencionados. O início dos efeitos terapêuticos pode ocorrer dentro de 7 dias, podendo variar dependendo das características do paciente e do transtorno mental em tratamento.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento é contraindicado para menores de 6 anos. Não é indicado para crianças entre 6 e 17 anos, com exceção de casos de transtorno obsessivo-compulsivo. Tolrest é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade (alergia) ao cloridrato de sertralina ou aos demais componentes da fórmula e para pacientes em uso concomitante de antidepressivos inibidores da monoaminoxidase (IMAO), pimozida e dissulfiram.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Há risco de síndrome serotoninérgica pela associação de triptanas (uma classe de medicamentos utilizados para o tratamento da crise de enxaqueca) e os inibidores da recaptação de serotonina, como o Tolrest. Se você faz uso de uma dessas medicações, avise o seu médico para as devidas providências. Inibidores da monoaminoxidase (IMAO): você não deve usar Tolrest com medicamentos IMAO, devido ao risco de reações graves, algumas fatais. É necessário esperar no mínimo 14 dias para iniciar o tratamento com um IMAO novamente após o uso de Tolrest. A ativação de mania/hipomania é uma possibilidade; a sertralina, como outros antidepressivos, pode ativar um estado de mania/hipomania. Perda de peso indesejada pode ocorrer, embora não seja significativa (em torno de 0,5 a 1,0 quilo). É contraindicado em pessoas com histórico de convulsão e deve-se ter cautela, pois convulsões podem ocorrer. Risco de piora clínica e suicídio deve ser monitorado pelo médico durante o tratamento. O uso de Tolrest pode afetar a capacidade de conduzir veículos e operar máquinas. Mulheres grávidas ou que amamentam devem usar Tolrest apenas sob orientação médica. O medicamento contém lactose e deve ser usado com cautela em portadores de diabetes.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O Tolrest deve ser utilizado via oral e é indicado para o tratamento de transtornos depressivos e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) em pacientes acima de 6 anos de idade. A dose e a duração do tratamento devem ser ajustadas conforme a orientação do médico, que acompanhará a resposta ao tratamento. É importante realizar uma redução gradual da dose caso o medicamento não seja mais necessário.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento Tolrest pode causar diversos males, incluindo síndrome serotoninérgica, que cursa com dores abdominais, diarreia, hiperpirexia, taquicardia, tremores, agitação, delírio e convulsões, podendo evoluir para coma e colapso cardiovascular. Além disso, o uso pode levar à ativação de mania/hipomania, perda de peso indesejável, e em pacientes com histórico de convulsões, o tratamento é contraindicado. Também há risco de piora clínica e suicídio durante o tratamento, especialmente em pacientes com transtorno depressivo.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?