Toperma (lidocaína 5%) é indicado para o tratamento da dor neuropática associada à infecção anterior por herpes zoster (neuralgia pós-herpética, NPH) e para o tratamento da dor neuropática localizada (DNL).
Como este medicamento funciona?
O emplastro medicamentoso de lidocaína 5% tem um modo duplo de ação: o componente farmacológico e o componente de proteção mecânica. O componente farmacológico se refere à contribuição da lidocaína, que bloqueia a geração e a condução dos impulsos nervosos. Em estudos clínicos, uma redução da intensidade da dor e alívio da dor foram observados 30 minutos após a aplicação de Toperma. O outro componente do modo de ação é a proteção mecânica das áreas sensíveis da pele pelo próprio emplastro, proporcionando um alívio das queixas logo no primeiro dia de uso, embora o efeito completo possa levar de 2 a 4 semanas para ser observado.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento não deve ser usado no caso de você ter apresentado alguma reação alérgica a lidocaína, ou qualquer outro componente da fórmula. O emplastro também é contraindicado a pacientes que apresentam reação alérgica conhecida a anestésicos locais do tipo amida (ex.: bupivacaína, etidocaína, mepivacaína e prilocaína). O emplastro não deve ser aplicado na pele inflamada ou lesionada, como com lesões herpes zoster ativas, dermatites atópicas ou feridas.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O emplastro não deve ser aplicado às membranas mucosas. Evite o contato do emplastro com a área dos olhos. O emplastro contém uma substância que pode causar irritação à pele e reações alérgicas após o uso. Deve ser usado com precaução caso você tenha problemas no coração, rins e/ou fígado. Não foram realizados estudos sobre os efeitos na habilidade de dirigir ou operar máquinas, mas a absorção sistêmica é mínima. Se você está grávida ou amamentando, consulte seu médico antes de usar Toperma, pois o risco potencial para humanos é desconhecido. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Na amamentação, o uso depende da avaliação do médico.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Toperma não deve ser colocado sob refrigeração e nem congelado. Manter em temperatura ambiente (15°C - 30°C). Após aberto pela primeira vez, manter o envelope firmemente fechado. Após abertura do envelope, o emplastro é válido por 14 dias. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
A área dolorida deve ser coberta com o emplastro uma vez por dia por até 12 horas dentro de um período de 24 horas. Apenas o número de emplastros necessários para o tratamento eficaz deve ser usado. Quando necessário, os emplastros podem ser cortados em pedaços menores com tesoura antes da remoção da película protetora. No total, não mais que 3 emplastros devem ser usados ao mesmo tempo. O emplastro deve ser aplicado à pele intacta, seca e não irritada. Cada emplastro deve ser usado por no máximo 12 horas. O intervalo subsequente sem emplastro deve ser de pelo menos 12 horas. Pode ser aplicado a qualquer momento durante o dia ou à noite.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso tenha passado o período de 12 horas em que se deve ficar sem emplastro e você tenha se esquecido de aplicar um novo emplastro, aplique-o assim que se lembrar. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Em aproximadamente 16% dos pacientes pode-se observar reações alérgicas (após o uso) e irritação à pele. O emplastro não deve ser aplicado na pele inflamada ou lesionada, como lesões herpes zoster ativas, dermatites atópicas ou feridas. Deve-se usar com precaução em pacientes com problemas no coração, rins e fígado. O efeito na habilidade de dirigir ou operar máquinas é improvável devido à absorção sistêmica mínima.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se você utilizar mais emplastros do que deveria, ou utilizá-los durante muito tempo, pode-se aumentar o risco de reações adversas. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.