Torval Cr 500mg com 30 Comprimidos

  • Fabricante: Torrent Do Brasil Ltda - 33078528000132
  • Categoria: Controlados
  • Princípio ativo: Valproato De Sodio
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Este medicamento é destinado ao tratamento de epilepsia parcial, generalizada ou outros tipos de epilepsia, particularmente com os seguintes tipos de crises: ausência complexa (ou atípica), mioclônicas, tônico-clônicas, atônicas, mistas, assim como epilepsia parcial: crises simples ou complexas, secundárias generalizadas, sínromes específicas (West, Lennox-Gastaut).

  • Como este medicamento funciona?

    TORVAL CR é uma formulação em que o ingrediente ativo valproato de sódio é liberado de forma prolongada do comprimido, reduzindo as concentrações de pico do ingrediente ativo e assegurando uma concentração plasmática mais uniforme ao longo do dia.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com: alergia a qualquer componente da formulação, com sinais de reação alérgica como: irritação de pele, problemas na respiração ou na deglutição, inchaço nos lábios, rosto, garganta ou língua; doença no fígado, histórico pessoal ou familiar de problemas no fígado; doença rara no sangue chamada porfiria; desordem na mitocôndria causada por mutação na DNA polimerase mitocondrial γ (POLG), ou seja, Síndrome de Alpers - Huttenlocher e em crianças com menos de 2 anos com suspeita de possuir desordem relacionada à POLG. Este medicamento é contraindicado para uso por crianças com peso menor que 20 kg.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Embora não haja evidência específica de recorrência súbita de sintomas subjacentes após a interrupção de tratamento com valproato, a interrupção deve normalmente ser feita apenas sob a supervisão de um médico e de forma gradual. O motivo é a possibilidade de alterações súbitas nas concentrações plasmáticas dando lugar à recorrência de sintomas. Disfunção hepática (problemas no fígado) pode ocorrer raramente com graves danos hepáticos, incluindo insuficiência hepática que às vezes resulta em fatalidade. O risco é maior em bebês e crianças com menos de 3 anos. Deve-se evitar o uso conjunto com salicilatos em crianças com menos de 3 anos. Em crianças acima de 3 anos, este risco reduz significativamente. Monoterapia é recomendada em crianças abaixo de 3 anos, avaliando o potencial benefício contra o risco de dano hepático ou pancreatite. Sinais sugestivos de problemas hepáticos devem ser monitorados, como fraqueza muscular, mal-estar, anorexia, letargia, edemas e sonolência. Qualquer sinal de dor abdominal aguda ou outros sintomas deve levar à avaliação médica imediata. A função hepática deve ser avaliada antes do tratamento e periodicamente durante os primeiros 6 meses, especialmente em pacientes de maior risco. Pancreatite grave foi relatada raramente, e em caso de sintomas, o tratamento com TORVAL CR deve ser interrompido. O uso em crianças e adolescentes do sexo feminino, assim como em gestantes, deve ser avaliado cautelosamente devido ao potencial teratogênico.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    O medicamento TORVAL CR deve ser utilizado por via oral, conforme orientação médica. A interrupção do tratamento deve ser feita apenas sob supervisão médica e de forma gradual, para evitar a possibilidade de alterações súbitas nas concentrações plasmáticas que podem causar a recorrência dos sintomas. É importante que pacientes e familiares relatam qualquer sintoma adverso ao médico imediatamente.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    Os males que este medicamento pode causar incluem reação alérgica com sintomas como irritação de pele, problemas na respiração, inchaço nos lábios, face, garganta ou língua; danos hepáticos graves, incluindo insuficiência hepática, que pode ser fatal; pancreatite grave, que também pode resultar em fatalidade. Sintomas não específicos como fraqueza muscular, mal-estar, anorexia, letargia, edemas e sonolência devem ser monitorados, pois podem indicar problemas sérios e demandar a interrupção do tratamento. A interrupção deve ser realizada sob supervisão médica devido ao risco de recorrência de sintomas.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Os pacientes (ou suas famílias, no caso de crianças) devem ser instruídos a relatar imediatamente quaisquer sinais ao médico caso ocorram, como fraqueza muscular, mal estar, anorexia, letargia, edemas e sonolência, algumas vezes associados ao vômito recorrente e à dor abdominal. Esses são indicativos da interrupção imediata de tratamento com o medicamento.