Este medicamento é destinado a o tratamento de epilepsia parcial, generalizada ou outros tipos de epilepsia, particularmente com os seguintes tipos de crises: ausência complexa (ou atípica), mioclônicas, tônico-clônicas, atônicas, mistas, assim como epilepsia parcial: crises simples ou complexas, secundárias generalizadas, síndromes específicas (West, Lennox-Gastaut).
Como este medicamento funciona?
TORVAL ® CR é uma formulação em que o ingrediente ativo valproato de sódio é liberado de forma prolongada do comprimido, reduzindo as concentrações de pico do ingrediente ativo e assegurando uma concentração plasmática mais uniforme ao longo do dia.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com: alergia a qualquer componente da formulação, doença no fígado, histórico pessoal ou familiar de problemas no fígado; doença rara no sangue chamada porfiria; conhecida desordem na mitocôndria causada por mutação na DNA polimerase mitocondrial γ (POLG), como a síndrome de Alpers - Huttenlocher, e em crianças com menos de 2 anos com suspeita de possuir desordem relacionada à POLG. Este medicamento é contraindicado para uso por crianças com peso menor que 20 kg.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Resposta:
Embora não haja evidência específica de recorrência súbita de sintomas subjacentes após a interrupção de tratamento com valproato, a interrupção deve normalmente ser feita apenas sob a supervisão de um médico e de forma gradual. O motivo é a possibilidade de alterações súbitas nas concentrações plasmáticas dando lugar a recorrência de sintomas. Disfunção hepática (problemas no fígado) raramente foram relatados graves danos hepáticos, incluindo insuficiência hepática por vezes resultando em fatalidade. A experiência com epilepsia indicou que os pacientes com maior risco, especialmente em casos de tratamento anti convulsivante múltiplo, são bebês e, em particular, crianças com menos de 3 anos de idade. Deve-se evitar o uso conjunto com salicilatos em crianças com menos de 3 anos devido ao risco de toxicidade hepática. Monoterapia é recomendada em crianças abaixo de 3 anos. Sintomas sugestivos de problemas no fígado devem ser considerados e incluem fraqueza muscular, mal estar, anorexia, letargia, edemas e sonolência. A função hepática deve ser avaliada antes do tratamento e monitorada periodicamente durante os primeiros 6 meses do tratamento, especialmente em pacientes de maior risco. O tratamento com TORVAL CR deve ser interrompido em caso de pâncreas.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Os possíveis males que o medicamento TORVAL CR pode causar incluem danos hepáticos graves, podendo levar à insuficiência hepática e, em casos raros, à fatalidade. Sinais indicativos como fraqueza muscular, mal estar, anorexia, letargia, edemas, sonolência, e sintomas gastrointestinais como náusea, vômito ou dor abdominal aguda devem ser avaliados imediatamente. O uso do medicamento também está associado ao risco de pancreatite grave. Além disso, não deve ser utilizado em crianças e adolescentes do sexo feminino, mulheres em idade fértil e gestantes devido ao seu potencial teratogênico.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?