O cloridrato de tramadol é indicado para o alívio da dor de intensidade moderada a grave.
Como este medicamento funciona?
O cloridrato de tramadol é um analgésico que pertence à classe dos opioides e atua no sistema nervoso central. Ele alivia a dorz agindo nas células nervosas específicas da medula espinhal e do cérebro.
Quando não devo usar este medicamento?
Não tome cloridrato de tramadol:
- se você é alérgico ao cloridrato de tramadol ou a qualquer componente do medicamento;
- em intoxicação aguda com álcool, pílulas para dor, analgésicos ou outras drogas psicotrópicas;
- se você também está tomando inibidores da MAO ou tiver tomado nos últimos 14 dias;
- se você é epilético e suas crises de convulsão não estão controladas;
- como um substituto na abstinência de narcóticos.
Este medicamento é contraindicado durante o aleitamento ou doação de leite, pois é excretado no leite humano e pode causar reações indesejáveis no bebê.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Antes de usar o cloridrato de tramadol, converse com seu médico se você: é viciado a outros analgésicos (opioides); sufre de transtornos de consciência (se sente que vai desmaiar); está em estado de choque; sufre de aumento da pressão no cérebro; tem dificuldade para respirar; tende a epilepsia ou convulsões; sufre de doenças do fígado ou rim. Este medicamento pode causar dependência, abuso e vício, especialmente com uso repetido. Além disso, pode levar a convulsões mesmo na dose recomendada. O uso junto com medicamentos sedativos aumenta o risco de efeitos colaterais graves. Atletas devem estar cientes de que este medicamento pode resultar em um teste positivo para doping.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O cloridrato de tramadol é indicado para o alívio da dor de intensidade moderada a grave. Este medicamento deve ser utilizado por uso oral e é direcionado para adultos e pediátricos acima de 12 anos de idade. Converse com o seu médico antes de usar se você tem histórico de abuso ou dependência de analgésicos, se sofre de condições como dificuldade para respirar ou epilepsia, pois isso pode aumentar o risco de efeitos colaterais e diminuição da eficácia do tratamento. A dose adequada e a duração do tratamento devem ser determinadas pelo médico, considerando fatores como condição de saúde do paciente e resposta ao medicamento.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O cloridrato de tramadol pode causar os seguintes males: dependência, abuso e vício, que podem levar a uma overdose com risco de morte. O uso repetido pode resultar em tolerância, redução da eficácia e aumento da dose necessária para o mesmo efeito. Além disso, o medicamento pode aumentar o risco de convulsões, especialmente em pacientes com histórico de epilepsia ou que tomam doses acima do limite recomendado. Pode causar distúrbios respiratórios associados ao sono, como apneia central do sono e hipoxemia. Também existe o risco de dependência física e psicológica com o uso prolongado. Outros efeitos incluem sonolência, dificuldades respiratórias, coma e em alguns casos, pode ser fatal se usado em combinação com outros sedativos.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
O uso repetido de cloridrato de tramadol pode causar dependência, abuso e vício, o que pode levar a uma overdose com risco de morte. O risco desses efeitos colaterais pode aumentar com o aumento da dosagem e com a maior duração do uso. Convulsões epiléticas foram relatadas em pacientes tomando tramadol no nível de dose recomendado, e o risco pode ser aumentado quando as doses de tramadol excedem o limite superior de dose diária recomendada (400 mg). Se houver sinais de dependência, o paciente deve conversar com o médico para discutir a estratégia de tratamento mais adequada.