TRAYENTA é indicado para o tratamento do diabetes mellitus do tipo 2, para melhorar o controle glicêmico (nível sanguíneo de açúcar) em conjunto com dieta e exercícios. Pode ser utilizado sozinho ou associado à metformina, sulfonilureias, tiazolidinedionas, insulina (com ou sem metformina), metformina mais sulfonilureias ou metformina mais inibidores de SGLT-2.
Como este medicamento funciona?
TRAYENTA atua no tratamento do diabetes mellitus do tipo 2 fazendo o pâncreas produzir maior quantidade de insulina e menor quantidade do hormônio glucagon, ajudando assim a controlar o seu nível de açúcar no sangue. TRAYENTA é um medicamento que inibe a enzima dipeptidil peptidase - 4 (DPP - 4), responsável pela inativação dos hormônios incretínicos, como o peptídeo glucagon símile 1 (GLP - 1). O GLP - 1 é liberado pelo intestino após ingestão de alimentos e estimula a secreção de insulina pelo pâncreas. Assim, ao inibir a DPP - 4, TRAYENTA permite que o hormônio GLP - 1 atue por mais tempo, liberando insulina conforme necessidade de seu organismo. É importante que você continue a seguir a dieta e/ou os exercícios indicados enquanto estiver em tratamento com TRAYENTA.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve usar TRAYENTA se tiver alergia à linagliptina ou a qualquer um dos componentes da fórmula. TRAYENTA não deve ser usado em pacientes com diabetes mellitus do tipo 1 (ou seja, se seu corpo não produz insulina) nem para o tratamento de uma condição chamada cetoacidose diabética. Se houver suspeita de inflamação aguda do pâncreas, deve-se descontinuar o uso. Também deve-se descontinuar o uso se houver suspeita de penfigoide bolhoso (bolhas grandes e muito firmes). Artralgia grave e debilitante foi reportada em pacientes que utilizam medicamentos da mesma classe de TRAYENTA.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
TRAYENTA não deve ser usado em pacientes com diabetes mellitus do tipo 1 (ou seja, se seu corpo não produz insulina) nem para o tratamento de cetoacidose diabética. Se houver suspeita de inflamação aguda do pâncreas, deve-se descontinuar o uso de TRAYENTA. Pacientes que usaram linagliptina sozinha tiveram número de episódios de hipoglicemia (queda nos níveis de açúcar no sangue) similar a pacientes que usaram placebo. É preciso ter cuidado ao tomar linagliptina em associação a insulina ou sulfonilureias, pois estas são conhecidas por causar hipoglicemia, sendo necessário reduzir a dose da insulina ou da sulfonilureia. Se houver suspeita de penfigoide bolhoso (bolhas grandes e firmes), deve-se descontinuar o uso de TRAYENTA. Artralgia grave e debilitante foi reportada em pacientes que utilizam medicamentos da mesma classe de TRAYENTA (inibidores da DPP-4), então é importante informar seu médico caso sinta dores graves nas articulações.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15°C a 30 °C). Guarde-o em sua embalagem original. Não utilize medicamento com o prazo de validade vencido. Este deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
O comprimido de TRAYENTA deve ser ingerido por via oral. A dose recomendada é um comprimido de 5 mg uma vez ao dia, a qualquer hora do dia, com ou sem alimentos. Este medicamento não deve ser partido ou mastigado. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se uma dose de TRAYENTA for esquecida, tome-a assim que se lembrar. Se estiver próximo do horário da próxima dose, ignore a dose esquecida e retome o esquema habitual de dosagem. Não tome uma dose dupla para compensar a dose que você esqueceu.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
TRAYENTA pode causar **dor nas articulações** (artralgia grave e debilitante), especialmente em pacientes que utilizam medicamentos da mesma classe de TRAYENTA (**inibidores da DPP-4**). Também pode ocorrer **hipoglicemia** se administrado em associação com **insulina** ou **sulfonilureias**, sendo necessário cuidados ao se usar essas combinações. Caso haja suspeita de **inflamação aguda do pâncreas**, deve-se descontinuar o uso do medicamento. Além disso, há a possibilidade de **reações alérgicas** por conta dos corantes presentes na fórmula.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?