Esse medicamento é indicado para o alívio das inflamações e coceiras causadas por dermatoses (doenças de pele), com possibilidade de se tornarem ou já estarem infectadas.
Como este medicamento funciona?
Esse medicamento contém um corticosteróide tópico sintético, a triancinolona acetonida; um anti-fúngico, a nistatina; e os antibióticossulfato de neomicina e gramicidina. Os corticosteroides tópicos diminuem a inflamação, a coceira e a vermelhidão da pele. A eficácia desse medicamento é refletida pela melhora do paciente com o alívio dos sinais e sintomas da inflamação/infecção.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve utilizar este medicamento se tiver alergia aos componentes do creme dermatológico ou lesões de tuberculose e infecções virais tópicas ou sistêmicas como por exemplo: vacínia, catapora (varicela), cobreiro (herpes simples). Também não deve ser utilizado nos olhos ou no ouvido, se o tímpano estiver perfurado.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Você não deve utilizar este medicamento se tiver alergia aos componentes do creme dermatológico ou lesões de tuberculose e infecções virais tópicas ou sistêmicas como por exemplo: vacínia, catapora (varicela), cobreiro (herpes simples). Também não deve ser utilizado nos olhos ou no ouvido, se o tímpano estiver perfurado. Se você apresentar sensibilidade ou irritação, deve interromper o uso. O uso prolongado pode facilitar o crescimento de organismos resistentes. Você deve evitar o uso de curativos, pois podem aumentar o risco de reações alérgicas e a absorção das substâncias no organismo. A presença do corticosteroide (triancinolona acetonida) pode mascarar reações alérgicas. Assim, evite o uso em áreas de superfície extensas e por tempo prolongado, pois podem causar efeitos indesejáveis em outras regiões do organismo. Durante a gravidez, não use este medicamento em áreas muito grandes do corpo. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez. No uso em crianças, deve-se limitar o uso e acompanhar sinais e sintomas de efeitos sistêmicos. Informe seu médico sobre qualquer outro medicamento que esteja utilizando.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Você deve conservar esse medicamento à temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC). Após o uso, fechar bem o tubo. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Você deve aplicar o creme dermatológico sobre a área afetada2 a 3 vezes ao dia. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você esqueceu de usar este medicamento no horário pré-estabelecido, por favor procure seu médico.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Você pode apresentar as seguintes reações adversas locais relacionadas ao corticosteróide corticosteroide, porém elas não são frequentes (reações incomuns: ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): queimação, coceira, irritação, ressecamento, foliculite (infecção de pêlos), hipertricose (crescimento de pêlos acima do normal), erupções acneiformes (erupções semelhantes à acne), hipopigmentação (perda de pigmentação), dermatite perioral (inflamação ao redor da boca), dermatite alérgica de contato, danos à pele, infecção secundária, atrofia da pele, estrias e miliaria. Em relação à nistatina, você pode apresentar irritação e casos de dermatite (inflamação) de contato, reações retardadas de alergia, sensibilização após uso prolongado, toxicidade auditiva e toxicidade renal, por causa da aplicação em grandes superfícies ou pele danificada. Pode haver, também, reações alérgicas causadas pela gramicidina.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se você utilizar esse medicamento em uma quantidade maior do que a recomendada, os corticosteroides e neomicina presentes no medicamento podem ser absorvidos em quantidades suficientes para produzir efeitos sistêmicos, ou seja, efeitos indesejáveis em outras regiões do organismo. O tratamento para superdose não há antídoto específico.