Triquilar é um contraceptivo oral combinado, por ter uma combinação de dois hormônios femininos: o levonorgestrel (progestógeno) e o etinilestradiol (estrogênio). Devido às pequenas concentrações de ambos os hormônios, Triquilar é considerado um contraceptivo oral de baixa dose. Estes comprimidos revestidos simulam o ciclo natural pela geração de 3 estágios hormonais distintos, sendo por isso chamado de contraceptivo oral combinado trifásico.
Quando não devo usar este medicamento?
Não use contraceptivo combinado se você tem qualquer uma das condições descritas a seguir: história atual ou anterior de coágulo em uma veia da perna (trombose), do pulmão (embolia pulmonar) ou em outras partes do corpo; história atual ou anterior de ataque cardíaco ou derrame cerebral; alta probabilidade de formação de coágulos arteriais ou venosos; história atual ou anterior de um certo tipo de enxaqueca com sintomas neurológicos; diabetes mellitus com lesão de vasos sanguíneos; história atual ou anterior de doença do fígado; uso de medicamentos antivirais para hepatite C; história atual ou anterior de câncer que pode se desenvolver sob a influência de hormônios sexuais; presença de sangramento vaginal sem explicação; ocorrência ou suspeita de gravidez; ou hipersensibilidade a qualquer um dos componentes de Triquilar. Se qualquer um destes casos ocorrer pela primeira vez durante o uso do contraceptivo, descontinue o uso e consulte seu médico.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Triquilar é um contraceptivo oral combinado indicado para prevenir a gravidez. O medicamento deve ser usado com cautela em presença de condições como fumo, diabetes, excesso de peso, pressão alta, e outras condições cardiovasculares. Não deve ser utilizado se você tiver história de trombose, ataque cardíaco, ou câncer que pode se desenvolver sob a influência de hormônios sexuais. Se algum desses casos ocorrer durante o uso, o uso deve ser interrompido imediatamente. Contraceptivos combinados podem reduzir a duração e a intensidade do sangramento menstrual e o risco de anemia por deficiência de ferro. É recomendado o uso de métodos contraceptivos não-hormonais como, por exemplo, preservativos, nas situações em que a eficácia pode ser diminuída. Consulta médica regular é recomendada para confirmar a continuidade do uso de Triquilar.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Para usar o TRIQUILAR, recomenda-se ingerir um comprimido revestido por dia, preferencialmente no mesmo horário, durante 21 dias consecutivos. Após esse período, deve-se interromper o uso por 7 dias, durante os quais ocorrerá uma hemorragia de privação. É importante seguir a ordem dos comprimidos nos blísters, que são divididos em 3 fases com diferentes doses de levonorgestrel e etinilestradiol.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento Triquilar pode causar eventos tromboembólicos como trombose venosa profunda, embolia pulmonar, ataque cardíaco e derrame. É importante interromper o uso e consultar o médico se notar sinais como inchaço, dor ou sensibilidade nas pernas. Além disso, este contraceptivo não deve ser utilizado por mulheres com história de coágulos, doenças vasculares, certos tipos de enxaqueca, diabetes com lesão vascular ou câncer que pode se desenvolver sob a influência de hormônios. A presença de hipersensibilidade a qualquer componente do produto também é um risco. Caso qualquer uma dessas condições ocorra ou piore durante o uso, deve-se descontinuar o uso e consultar um médico.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?