Triquilar é um contraceptivo oral combinado, por ter uma combinação de dois hormônios femininos: o levonorgestrel (progestógeno) e o etinilestradiol (estrogênio). Devido às pequenas concentrações de ambos os hormônios, Triquilar é considerado um contraceptivo oral de baixa dose. Estes comprimidos revestidos simulam o ciclo natural pela geração de 3 estágios hormonais distintos. Desta forma, Triquilar é chamado de contraceptivo oral combinado trifásico.
Quando não devo usar este medicamento?
Não use contraceptivo combinado se você tem qualquer uma das condições descritas a seguir: história atual ou anterior de coágulo em uma veia da perna (trombose), do pulmão (embolia pulmonar) ou em outras partes do corpo; história atual ou anterior de ataque cardíaco ou derrame cerebral; presença de alto risco para formação de coágulos; história atual ou anterior de um certo tipo de enxaqueca com sintomas neurológicos focais; diabetes mellitus com lesão de vasos sanguíneos; história atual ou anterior de doença do fígado; uso de qualquer medicamento antiviral que contenha ombitasvir, paritaprevir ou dasabuvir; história atual ou anterior de câncer que pode se desenvolver sob a influência de hormônios sexuais; história atual ou anterior de tumor no fígado; presença de sangramento vaginal sem explicação; ocorrência ou suspeita de gravidez; hipersensibilidade a qualquer um dos componentes de Triquilar. Se qualquer um destes casos ocorrer pela primeira vez durante o uso, descontinue o uso imediatamente e consulte seu médico.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Triquilar é um contraceptivo oral combinado indicado para prevenir a gravidez. Porém, seu uso deve ser descontinuado ou requer cuidadosa supervisão médica em certas condições como fumo, diabetes, excesso de peso, pressão alta, entre outras. É importante evitar a relação sexual sem proteção ou utilizar métodos contraceptivos não-hormonais. Casos como trombose ou sintomas como dor na perna, devem levar à imediata consulta ao médico. Além disso, não deve ser utilizado durante a gravidez devido à sua categorização X.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Triquilar é indicado para prevenir a gravidez. É um contraceptivo oral combinado, contendo levonorgestrel e etinilestradiol, que simula o ciclo natural por meio de 3 estágios hormonais distintos. Deve-se tomar os comprimidos revestidos diariamente, conforme indicado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Os possíveis maus que o medicamento Triquilar pode causar incluem o risco de trombose (formação de coágulos), que pode resultar em embolia pulmonar, ataque cardíaco ou derrame, especialmente durante o primeiro ano de uso. Outras condições que contraindicam o uso incluem: histórico atual ou anterior de coágulos, doenças que sinalizem risco de ataque cardíaco, certas enxaquecas, diabetes mellitus com lesão vascular, e tumores que podem se desenvolver sob a influência de hormônios. Além disso, algumas mulheres podem experimentar efeitos colaterais como alergias e sangramento vaginal sem explicação. É importante seguir as orientações médicas e relatar qualquer sintoma inusual durante o uso.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?