O cetoconazol + dipropionato de betametasona + sulfato de neomicina é indicado no tratamento de doenças de pele, onde se exigem ações anti-inflamatória, antibacteriana e antimicótica, causadas por germes sensíveis, como: dermatite de contato, dermatite atópica, dermatite seborreica, intertrigo, disidrose e neurodermatite.
Como este medicamento funciona?
O cetoconazol + dipropionato de betametasona + sulfato de neomicina é um medicamento para ser aplicado na pele, que combate infecções bacterianas e micoses, acompanhadas de inflamação.
Quando não devo usar este medicamento?
O cetoconazol + dipropionato de betametasona + sulfato de neomicina é contraindicado se você tiver alergia a qualquer um dos componentes do medicamento. Você não deve usar o medicamento nos olhos e ao redor deles. Não use em determinadas infecções da pele, tais como: catapora, herpes simples ou herpes-zóster, tuberculose cutânea ou sífilis cutânea. Se você tiver uma dessas doenças, deve procurar o seu médico antes de usar o medicamento.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Durante o tratamento com cetoconazol + dipropionato de betametasona + sulfato de neomicina, você não deve usar cosméticos sobre a área da pele tratada. Se ocorrer irritação no local onde você passou o medicamento, procure a orientação do seu médico, pois somente o médico poderá avaliar a evolução do tratamento e decidir quando e como o tratamento deve terminar. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente ao seu médico em caso de suspeita de gravidez. O cetoconazol + dipropionato de betametasona + sulfato de neomicina não deve ser usado durante a amamentação, exceto sob orientação médica. Não existem provas suficientes de que outros medicamentos causem modificações importantes no efeito habitual, ou seja, interajam com cetoconazol + dipropionato de betametasona + sulfato de neomicina. Podem surgir interações com alguns medicamentos, como anticoagulantes, e evite tomar bebida alcoólica durante o tratamento. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Proteger da luz e umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Para usar Trok-N, aplique o medicamento somente na pele. Utilize uma fina camada do creme sobre a área afetada da pele, 1 vez ao dia. Em casos mais graves, ou conforme orientação do médico, a aplicação pode ser feita 2 vezes ao dia. Não use Trok-N por períodos maiores que 2 semanas. Crianças menores de 12 anos devem usar pequenas quantidades, e não é recomendado que adultos e crianças utilizem mais que 45 gramas por semana.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Retomar o tratamento até o alívio dos sinais e sintomas da doença. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
As reações adversas associadas ao uso do medicamento Trok-N incluem: ardência, coceira, irritação, ressecamento, foliculite, hipertricose, dermatite perioral, maceração cutânea, infecção secundária, atrofia cutânea, dermatite de contato, miliária, e/ou estrias. Além disso, após aplicação de neomicina em grandes áreas da pele, pode ocorrer ototoxicidade e nefrotoxicidade. Outras reações incluem surgimento de acne, supressão renal, fragilidade na pele, estrias, petéquia, equimose, telangiectasia, eritema facial, aumento da sudorese, alopecia, pele pegajosa, eritema multiforme, eritroderma, fotossensibilidade, rash e sensibilidade da pele.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Não informe informações específicas sobre o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada de Trok-N. Recomenda-se seguir sempre a orientação do médico e, em caso de uso excessivo, procurar orientação médica imediatamente.