Este medicamento é indicado para o tratamento de curta duração da insônia aguda ou transitória em pacientes que têm dificuldade para adormecer e/ou manter o sono.
Como este medicamento funciona?
Este medicamento possui em sua fórmula uma substância chamada zolpidem. O zolpidem age sobre os centros do sono que estão localizados no cérebro. Por isso, o médico prescreve este medicamento para o tratamento da insônia, isto é, para aquelas pessoas que têm dificuldade em adormecer ou permanecer adormecidas. Este medicamento tem rápido início de ação, devendo ser tomado no momento em que você for dormir.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento não deve ser utilizado em pacientes com: alergia ou intolerância ao zolpidem ou a qualquer um dos componentes da fórmula. Este medicamento também não deve ser utilizado por pacientes com insuficiência respiratória severa e/ou aguda, com insuficiência do fígado severa ou em pacientes que apresentaram comportamento complexo de sono após tomar este medicamento. Este medicamento é contraindicado na faixa etária pediátrica. Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com insuficiência respiratória severa ou aguda. Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com insuficiência do fígado severa. Este medicamento é contraindicado durante o aleitamento ou doação de leite, pois é excretado no leite humano e pode causar reações indesejáveis no bebê. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O zolpidem deve ser usado com cautela caso você apresente síndrome da apneia do sono e miastenia gravis. Não use este medicamento se você já apresentou sonambulismo ou outros comportamentos incomuns enquanto não está totalmente acordado. O hemitartarato de zolpidem pode causar sonolência e diminuição do nível de consciência. Guarde o medicamento em um local seguro, pois pode ser utilizado ilicitamente. Nunca dê o seu medicamento a outra pessoa. Você deve tomar hemitartarato de zolpidem em doses únicas e não deve tomar mais de uma dose durante a mesma noite. Utilize a menor dose diária efetiva e não deve exceder 12,5 mg. Pacientes com insuficiência respiratória e insuficiência do fígado severa devem ter cautela no uso, pois pode contribuir para encefalopatia. A segurança e eficácia de zolpidem em pacientes com idade inferior a 18 anos não foram estabelecidas. O zolpidem deve ser administrado com cautela em pacientes com depressão e que podem apresentar tendências suicidas. Este medicamento pode causar amnésia anterógrada e outras reações psiquiátricas e paradoxais, como nervosismo e agitação. Também pode causar sonambulismo e comportamentos associados, que podem resultar em ferimentos graves.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Guarde o medicamento num local seguro para protegê-lo de roubos, uma vez que pode ser utilizado ilicitamente para ações criminosas, especialmente em combinação com álcool. Não informado na bula quanto ao tempo de conservação.
Como devo usar este medicamento?
Você deve tomar hemitartarato de zolpidem em doses únicas e não deve tomar mais de uma dose durante a mesma noite. Deve-se utilizar a menor dose diária efetiva de hemitartarato de zolpidem e não deve exceder 12,5 mg. O medicamento tem rápido início de ação, devendo ser tomado no momento em que você for dormir. Recomenda-se evitar o uso por pessoas com insuficiência respiratória severa ou insuficiência do fígado severa, e o tratamento deve ser reavaliado se a insônia persistir após 7 a 14 dias de uso.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esquecer de usar o TURNO XR, tome o comprimido assim que lembrar. No entanto, se estiver próximo do horário da próxima dose, desconsidere a dose esquecida e retorne ao seu esquema habitual. Não tome duas doses para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O hemitartarato de zolpidem pode causar sonolência e diminuição do nível de consciência. Também há risco de sonambulismo e outros comportamentos incomuns enquanto não está totalmente acordado, que podem levar a ferimentos graves e até morte. Além disso, pode ocorrer amnésia anterógrada, reações psiquiátricas e paradoxais como nervosismo, irritabilidade, alucinações, e alterações no comportamento. O uso em conjunto com álcool ou outros medicamentos sedativos pode aumentar esses riscos. Há também a possibilidade de ideação suicida em pacientes com sintomas de depressão.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Em caso de uso de uma quantidade maior do que a indicada de TURNO XR (hemitartarato de zolpidem), pode haver o risco de sedação, depressão respiratória, coma e até óbito. É recomendado buscar assistência médica imediatamente. O zolpidem deve ser utilizado na menor dose eficaz e não deve exceder 12,5 mg por noite.