Ultraproct® LDO é indicado para o alívio da dor, inchaço, ardor e coceira associados à presença de hemorroidas, fissuras anais, proctite e eczema anal. Ultraproct® LDO também apresenta benefícios no alívio da dor após cirurgias proctológicas.
Como este medicamento funciona?
Ultraproct® LDO é um medicamento tópico com ação analgésica, anti-inflamatória e antipruriginosa. Sua formulação contém pivalato de fluocortolona, que inibe as reações alérgicas e inflamatórias, e cloridrato de lidocaína, que é um anestésico local padrão que apresenta efeitos analgésicos e antipruriginosos. Estas substâncias são efetivas quando administradas na forma de creme, aliviando a coceira, ardor, inflamação e dor causados pela hemorroida, fissuras anais, proctite e eczema anal. Além disso, Ultraproct® LDO também apresenta benefícios no alívio da dor após cirurgias proctológicas.
Quando não devo usar este medicamento?
Ultraproct® LDO é contraindicado em caso de infecções no local afetado e quando o paciente apresenta, na área afetada, sintomas relacionados a processos específicos de doenças de pele (como sífilis e tuberculose), catapora e reações à vacinação. Ultraproct® LDO também é contraindicado a pacientes que apresentam hipersensibilidade (alergia) conhecida a qualquer um dos componentes da formulação.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Ultraproct® LDO é contraindicado em caso de infecções no local afetado e quando o paciente apresenta, na área afetada, sintomas relacionados a processos específicos de doenças de pele (como sífilis e tuberculose), catapora e reações à vacinação. É contraindicado a pacientes que apresentam hipersensibilidade (alergia) conhecida a qualquer um dos componentes da formulação. Advertências: Nos casos de infecção por fungos, seu médico deverá introduzir a utilização de uma terapia antimicótica juntamente com o uso de Ultraproct® LDO. Não deve entrar em contato com os olhos. É recomendada a lavagem cuidadosa das mãos após o uso. Não é recomendado o uso em crianças e adolescentes, uma vez que não foram realizados estudos clínicos nessa faixa etária. Quando aplicado nas regiões anais e genitais, os componentes podem reduzir a integridade dos preservativos de látex. Pacientes que fazem uso de medicamentos contra arritmias devem usar com cautela. Se houver agravamento dos sintomas ou recorrência dos mesmos após a interrupção do tratamento, consulte seu médico.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Este medicamento deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C). Guarde-o em sua embalagem original e mantenha fora do alcance das crianças. Não use medicamento com o prazo de validade vencido e, caso observe alguma mudança no aspecto do creme, consulte o farmacêutico.
Como devo usar este medicamento?
Recomenda-se o uso de Ultraproct® LDO após a defecação. A região anal deve ser cuidadosamente limpa antes do uso. A duração do tratamento não deve ultrapassar 2 semanas. Ultraproct® LDO deve ser aplicado 2 vezes ao dia, uma vez pela manhã e outra à noite. Nos primeiros dias do tratamento, Ultraproct® LDO pode ser aplicado 3 vezes ao dia. Após a melhora ou alívio dos sintomas, a aplicação do creme uma vez ao dia é normalmente suficiente. Espalhe uma pequena quantidade de creme (aproximadamente do tamanho de uma ervilha) na região ao redor do ânus e no orifício anal com o dedo. Se necessário utilizar o creme no reto, o aplicador deve ser adaptado à bisnaga e inserido no ânus, aplicando uma pequena quantidade de creme no reto. Após cada uso, deve-se limpar externamente o aplicador e enxaguá-lo em água morna.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se uma aplicação de Ultraproct® LDO tiver sido esquecida, aplique-a assim que possível. A dose normalmente utilizada a cada aplicação e dentro dos horários recomendados pelo médico não deve ser alterada.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
As reações adversas estão relacionadas a desordens da pele na região anal, sendo ardor uma reação adversa frequente (≥ 1%, < 10%). Irritações e reações alérgicas são reações adversas pouco frequentes (≥ 0,1%, <1%). Se Ultraproct® LDO for utilizado por períodos prolongados de maneira contínua ou inadequada, reações de abstinência podem ocorrer após interrupção do tratamento. Visão embaçada e reações de abstinência após interrupção do tratamento (vermelhidão da pele, que pode se estender para áreas além da área afetada inicial, sensação de queimação ou picada, coceira, descamação da pele, pústulas abertas) são reações adversas de frequência desconhecida, que não puderam ser estimadas a partir dos dados de segurança disponíveis. Alergias a qualquer um dos componentes de Ultraproct® LDO não podem ser descartadas.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se houver agravamento dos sintomas durante o uso de Ultraproct® LDO, ou se usado por um longo período de forma contínua ou inadequada, pode ocorrer uma reação de abstinência ao interromper o tratamento. É recomendado consultar um médico para orientações sobre como proceder, especialmente se houver alívio dos sintomas seguido de recorrência caracterizada por vermelhidão que se estende além da área de tratamento inicial, com uma sensação de queimação.