Arexvy é uma vacina que ajuda a proteger adultos com 60 anos de idade ou mais contra o vírus sincicial respiratório (VSR). Arexvy também ajuda a proteger adultos de 50 a 59 anos de idade que possuem risco aumentado de doença por VSR. O VSR é um vírus respiratório altamente contagioso que causa infecções nos pulmões e vias respiratórias e pode levar a doenças respiratórias mais graves e complicações, especialmente em idosos e adultos com condições médicas subjacentes.
Como este medicamento funciona?
Arexvy ajuda seu corpo a produzir anticorpos e células brancas especiais para reduzir suas chances de apresentar doenças graves devido à infecção por VSR. Como Arexvy não contém o vírus VSR, a vacina não pode causar infecção respiratória. Assim como acontece com todas as vacinas, Arexvy pode não proteger totalmente todas as pessoas vacinadas.
Quando não devo usar este medicamento?
Arexvy não deve ser administrado: Se você for alérgico (hipersensível) a qualquer um dos ingredientes contidos na composição da Arexvy (consultar a seção COMPOSIÇÃO). Os sinais de uma reação alérgica podem incluir manchas na pele com coceira, falta de ar e inchaço da face ou da língua.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Arexvy não deve ser administrado:
- Se você for alérgico (hipersensível) a qualquer um dos ingredientes contidos na composição da Arexvy (consultar a seção COMPOSIÇÃO). Os sinais de uma reação alérgica podem incluir manchas na pele com coceira, falta de ar e inchaço da face ou da língua.
Tomar cuidado especial com Arexvy:
Seu médico precisa saber antes que você receba Arexvy:
- Se você tem uma infecção grave com febre alta. Nesses casos, a vacinação pode ser adiada até a recuperação. Uma infecção menor, como um resfriado, não deve ser um problema, mas converse primeiro com seu médico.
- Se você tem um problema de sangramento ou se facilmente tem hematomas.
- Pode ocorrer desmaio após, ou mesmo antes, de qualquer injeção com agulha, portanto, informe o médico ou enfermeiro se você já desmaiou com uma injeção anterior.
Uso de outros medicamentos ou vacinas:
Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver tomando ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica, ou se tiver recebido recentemente qualquer outra vacina.
Se Arexvy for administrada ao mesmo tempo que outra vacina, um lugar de injeção diferente será usado para cada vacina. Informe seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Gravidez e lactação
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
O medicamento Arexvy deve ser guardado fora da vista e do alcance das crianças. Conservar no refrigerador (2 °C a 8 °C) e não congelar. Deve ser mantido na embalagem original para proteger da luz. Após a reconstituição, a vacina deve ser utilizada imediatamente; se não for possível, deve ser mantida no refrigerador (2 °C a 8 °C) ou em temperatura ambiente até 25 °C, e se não utilizada dentro de 4 horas, deve ser descartada.
Como devo usar este medicamento?
Arexvy é administrada como uma única injeção de 0,5 mL no músculo (geralmente na parte superior do braço). Arexvy deve ser reconstituída antes da administração. Para preparar Arexvy, siga os passos: 1. Retirar todo o conteúdo do frasco-ampola que contém a suspensão com uma seringa. 2. Adicionar todo o conteúdo da seringa no frasco-ampola que contém o pó. 3. Agitar suavemente até que o pó esteja completamente dissolvido. A vacina reconstituída deve ser inspecionada visualmente e utilizada imediatamente. Se não utilizada dentro de 4 horas, deve ser descartada. É importante administrar a vacina por via intramuscular.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Como todos os medicamentos, Arexvy pode causar efeitos colaterais, no entanto eles não se manifestam em todas as pessoas. As seguintes reações adversas podem ocorrer após receber Arexvy:
Muito comum (podem ocorrer com mais de 1 em 10 doses da vacina): dor no local da injeção; cansaço; dor de cabeça; dor muscular (mialgia) e dor nas articulações (artralgia); vermelhidão no local da injeção.
Comum (podem ocorrer com até 1 em 10 doses da vacina): inchaço no local da injeção, febre, calafrios; secreção excessiva de líquido de muco nasal fino (rinorreia).
Incomum (podem ocorrer com até 1 em 100 doses da vacina): coceira no local da injeção (prurido), dor, mal-estar geral; inchaço dos linfonodos (linfadenopatia); reação alérgica, como erupção cutânea; sentir-se enjoado (náuseas), dor de estômago e vômito.
Dados pós comercialização: Distúrbios do Sistema NervosoSíndrome de Guillain-Barré.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?