TYPHIM Vi é indicada na prevenção da febre tifóide em adultos e crianças a partir de 2 anos completos de idade. A vacina é indicada especialmente para pessoas que viajam para áreas com risco de contrair febre tifóide, migrantes, pessoas da área de saúde e militares.
Como este medicamento funciona?
A vacina febre tifoide (polissacarídica) contém polissacarídeos capsulares purificados da Salmonella typhi e age estimulando o organismo a produzir sua própria proteção contra esta bactéria, causadora da febre tifoide. O efeito da vacina aparece cerca de 2 a 3 semanas após a injeção e persiste por cerca de 3 anos.
Quando não devo usar este medicamento?
A vacina febre tifóide (polissacarídica) não deve ser usada em caso de alergia a qualquer componente da vacina ou em casos de reações adversas graves após a administração de qualquer vacina contendo os mesmos componentes. A vacinação deve ser adiada em caso de febre ou doença aguda. Este medicamento é contraindicado para menores de 2 anos de idade.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Advertências e Precauções: Como cada dose pode conter traços de formaldeído e caseína, usados durante a produção da vacina, deve-se ter cuidado quando a vacina é administrada a indivíduos com hipersensibilidade (alergia) a estas substâncias. TYPHIM VI não deve ser aplicada pela via intravascular. A vacinação deve ocorrer pelo menos duas semanas antes de uma possível exposição à infecção por Salmonella typhi. Como toda vacina injetável, a vacina febre tifóide (polissacarídica) deve ser administrada com cautela a indivíduos com trombocitopenia (baixa contagem de plaquetas) ou distúrbios hemorrágicos (problemas na coagulação do sangue), uma vez que pode ocorrer hemorragia (sangramento) após uma administração intramuscular nestes indivíduos. Antes da administração de qualquer dose de TYPHIM Vi, o responsável pela criança ou o próprio paciente deve ser questionado sobre sua história pessoal, história familiar e estado de saúde recente, incluindo o histórico de vacinação, o estado de saúde atual e quaisquer efeitos adversos após imunizações anteriores. Em indivíduos que têm histórico de reação grave dentro de 48 horas após a injeção anterior com uma vacina contendo componentes similares, a vacinação deve ser cuidadosamente considerada. Tal como acontece com todas as vacinas injetáveis, tratamento médico e supervisão apropriada devem estar sempre prontamente disponíveis em caso de reações. A vacina febre tifóide (polissacarídica) proporciona proteção contra infecções relacionadas à Salmonella typhi, mas não dá nenhuma proteção
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
A vacina febre tifóide (polissacarídica) deve ser armazenada entre +2 °C e +8 °C e protegida de luz. Não deve ser colocada no congelador ou "freezer"; o congelamento é estritamente contraindicado. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
A vacina TYPHIM Vi® deve ser administrada por um profissional da saúde, por via intramuscular ou subcutânea. A via de administração preferencial é a intramuscular, mas a subcutânea também pode ser utilizada. É importante que não seja aplicada intravascularmente. Além disso, a vacina deve ser mantida à temperatura ambiente por alguns minutos antes da aplicação. A dose recomendada para adultos e crianças a partir de 2 anos de idade é uma injeção única de 0,5 mL. Uma única dose garante proteção, mas a revacinação deve ser feita com um intervalo de três anos se o paciente continuar exposto ao risco de contaminação. Siga sempre a orientação do seu médico quanto a horários, doses e duração do tratamento.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não se aplica. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
As reações adversas mais frequentemente relatadas após a administração da vacina febre tifoide (polissacarídica) foram dor no local da injeção. Em adultos maiores de 18 anos, mialgia e fadiga foram as reações sistêmicas mais frequentemente reportadas. Para crianças e adolescentes de 2 a 17 anos, as reações sistêmicas mais frequentemente relatadas foram mialgia e dor de cabeça. As reações adversas observadas foram geralmente de intensidade leve a moderada e surgiram 3 dias após a vacinação, resolvendo-se espontaneamente em 1 a 3 dias.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?