A VARIVAX ® foi recomendada para ajudar a proteger você ou a sua criança da varicela (catapora). A vacina pode ser administrada a indivíduos a partir de 12 meses de idade e também a crianças a partir dos 9 meses de idade em circunstâncias especiais, como para cumprir os calendários nacionais de vacinação ou em situações de surto.
Como este medicamento funciona?
A VARIVAX ® é uma vacina utilizada para prevenir a catapora, uma doença altamente contagiosa, caracterizada pelo aparecimento de febre e de lesões em forma de bolhas na pele. A vacina contém um mínimo de 1.350 UFP (Unidades Formadoras de Placa) de vírus da varicela da cepa Oka/Merck, que, ao ser administrada, estimula o sistema imunológico a gerar uma resposta imune contra a infecção pelo vírus varicela-zóster.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve usar a VARIVAX ® se apresentar: hipersensibilidade a qualquer componente da vacina (incluindo a gelatina e a neomicina); discrasias sanguíneas ou qualquer tipo de câncer que afete o sistema imunológico; uso de medicamentos que suprimem o sistema imunológico; imunodeficiência, incluindo a decorrente de uma doença (como a AIDS); tuberculose ativa não tratada; febre >38,5°C; gravidez (além disso, deve-se evitar a gravidez por 3 meses após a vacinação).
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Informe ao seu médico sobre qualquer problema clínico que você ou a sua criança esteja apresentando ou já tenha apresentado e sobre qualquer tipo de alergia (principalmente à gelatina e à neomicina). Em raras circunstâncias é possível adquirir catapora, incluindo catapora grave, de uma pessoa que foi vacinada com a VARIVAX®. Isso pode ocorrer em pessoas que não foram previamente vacinadas ou não tiveram catapora, bem como pessoas com sistema imunológico enfraquecido, mulheres grávidas que nunca tiveram catapora e recém-nascidos cujas mães nunca tiveram catapora. Sempre que possível, pessoas que foram vacinadas com a VARIVAX® devem tentar evitar o contato íntimo, por até 6 semanas após a vacinação, com alguém que se enquadre em uma das categorias acima. Gravidez e a amamentação: a VARIVAX® não deve ser administrada a mulheres grávidas. Mulheres em idade fértil devem tomar as precauções necessárias para evitar a gravidez por um período de três meses após a vacinação. Informe ao seu médico se está amamentando ou se pretende amamentar. Seu médico decidirá se você deve ou não receber a VARIVAX®. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Uso criterioso no aleitamento ou na doação de leite humano: O uso deste medicamento no período da lactação depende da avaliação e acompanhamento do seu médico ou cirurgião-dentista. Uso em crianças: a VARIVAX® pode ser administrada em crianças a partir de 12 meses de idade.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
A vacina VARIVAX deve ser armazenada em geladeira, entre 2°C e 8°C ou menos, mas sem exceder temperaturas inferiores a -50°C. O frasco da vacina deve ser mantido na embalagem original até o final do uso, para proteger da luz. O diluente deve ser armazenado em geladeira (2°C a 8°C) com a vacina em pó liofilizada ou separadamente em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C). Não deve ser congelado. Após o preparo, a vacina deve ser mantida à temperatura ambiente (20 a 25°C) por no máximo 30 minutos. A VACINA DEVE SER DESCARTADA se não for utilizada em 30 MINUTOS após a reconstituição.
Como devo usar este medicamento?
A VARIVAX deve ser administrada intramuscular ou subcutaneamente (por debaixo da pele). Cada dose é de aproximadamente 0,5 mL após a reconstituição e não deve ser injetada por via intravenosa (em veias ou artérias). O local preferível para aplicação da injeção é a parte superior do braço.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Embora a VARIVAX ® seja geralmente considerada segura, pode estar associada a **complicações graves** e/ou **morte**, sendo mais provável ocorrer em adolescentes e adultos. Em crianças, as **complicações** mais comuns são **infecções bacterianas da pele**. Complicações menos frequentes, porém muito graves, incluem **pneumonia**, **inflamação do cérebro (encefalite)**, **síndrome de Reye** e **morte**. Além disso, em raras circunstâncias, é possível adquirir **catapora**, incluindo **catapora grave**, de uma pessoa que foi vacinada com a VARIVAX ®, especialmente em indivíduos com **sistema imunológico enfraquecido**, mulheres grávidas que nunca tiveram catapora, ou recém-nascidos cujas mães nunca tiveram catapora.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?