O cloridrato de valaciclovir é um medicamento indicado para: tratamento de herpes - zóster; tratamento de infecções de pele e mucosa causadas por herpes simples, entre elas o herpes genital, e da recorrência (ou seja, reaparecimento) dessas doenças; prevenção (e eliminação) da recorrência de infecções por herpes simples, entre elas o herpes genital; tratamento de herpes labial (vesículas); e prevenção da infecção e da doença causadas por citomegalovírus em pacientes submetidos a transplante.
Como este medicamento funciona?
O cloridrato de valaciclovir é um medicamento que contém o antiviral valaciclovir. Após a ingestão do comprimido, o valaciclovir é convertido rapidamente em outra substância, o aciclovir, que atua contra a doença. O aciclovir age inibindo vários tipos de herpes-vírus: o vírus do herpes simples (VHS) dos tipos 1 e 2, o vírus varicela-zóster (VVZ), o citomegalovírus (CMV), o vírus de Epstein-Barr (VEB) e o herpes-vírus humano tipo 6 (HVH-6).
Quando não devo usar este medicamento?
O uso do cloridrato de valaciclovir não é indicado para pacientes que apresentam sensibilidade ao valaciclovir, ao aciclovir ou a qualquer componente do medicamento.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Principalmente em pacientes idosos, o médico deve ter o cuidado de assegurar uma ingestão adequada de líquidos e evitar o risco de desidratação. A dose de cloridrato de valaciclovir deve ser reduzida em pacientes com problemas nos rins. Como a diminuição da função dos rins também é comum em idosos, pode ser necessário reduzir a dose nesses pacientes. Nesse caso, seu médico deverá fazer o ajuste adequado da dose. Deve-se ter cautela ao administrar altas doses de cloridrato de valaciclovir a indivíduos com doença do fígado. O cloridrato de valaciclovir não cura o herpes genital ou elimina completamente o risco de transmissão. Além da terapia com cloridrato de valaciclovir, recomenda-se a prática de sexo seguro. Se você apresentar sintomas semelhantes aos de uma gripe, erupções cutâneas, febre, inchaço dos gânglios linfáticos, procure seu médico imediatamente. Esses podem ser sinais de uma condição grave e potencialmente fatal chamada Síndrome DRESS. Se isso acontecer, interrompa o seu tratamento com valaciclovir e informe ao seu médico imediatamente. Se você apresentar sintomas como manchas roxas na pele, cansaço extremo, febre, confusão, dores abdominais, procure seu médico imediatamente. Esses podem ser sinais de uma condição grave chamada Púrpura Trombocitopênica/Síndrome Hemolítico - Urêmica (PTT/SHU). Se isso acontecer, interrompa seu tratamento com valaciclovir e informe ao seu médico imediatamente.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15 °C a 30 °C). Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido e todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Este medicamento deve ser administrado por via oral (ou seja, ingerido pela boca). A dose de cloridrato de valaciclovir para adultos no tratamento de herpes-zóster, incluindo zoster oftálmica, é de 1.000 mg (2 comprimidos) 3 vezes ao dia (8/8 horas) durante 7 dias. Para o tratamento de infecções causadas por herpes simples, a dose para adultos e adolescentes imunocompetentes (a partir de 12 anos) é de 500 mg (1 comprimido) 2 vezes ao dia (12/12 horas). Na recorrência da infecção, o tratamento deve durar de 3 a 5 dias, podendo se estender para 5 a 10 dias em episódios iniciais. É importante começar o tratamento o mais cedo possível.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de usar este medicamento, inicie o tratamento assim que lembrar. No entanto, se estiver próximo do horário da próxima dose, desconsidere a dose que você esqueceu e retome a posologia normal. Não utilize o dobro da dose para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de cloridrato de valaciclovir pode causar sintomas semelhantes aos de uma gripe, erupções cutâneas, febre, inchaço dos gânglios linfáticos, que podem ser sinais de uma condição grave chamada Síndrome DRESS. Caso isso ocorra, é necessário interromper o tratamento e consultar o médico imediatamente. Além disso, pode haver sintomas como manchas roxas na pele, cansaço extremo, febre e confusão, que indicam uma condição grave chamada Púrpura Trombocitopênica/Síndrome Hemolítico - Urêmica (PTT/SHU), devendo igualmente ser interrompido o uso do medicamento e buscar atendimento médico.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?