Usado como sedativo moderado, como agente promotor do sono e no tratamento de distúrbios do sono associados à ansiedade (OMS, 1999).
Como este medicamento funciona?
Este medicamento atua no Sistema Nervoso Central (SNC) exercendo um leve efeito calmante, além de auxiliar na regularização dos distúrbios do sono.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento é contraindicado para menores de 3 anos. Pessoas com hipersensibilidade ao extrato de valeriana e aos outros componentes da fórmula não devem usar este medicamento. Não existem contraindicações ou precauções especiais específicas para pacientes idosos. Este medicamento pode causar sonolência, não sendo, portanto, recomendável a sua administração antes de dirigir, operar máquinas ou realizar qualquer atividade de risco que necessite atenção. Também não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose ou insuficiência de sacarose-isomaltase.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas e em amamentação sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Não há dados disponíveis sobre o uso de valeriana durante a gravidez e a lactação. Informe ao seu médico se ocorrer gravidez ou se iniciar amamentação durante o uso deste medicamento. Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso. Não ingerir doses maiores do que as recomendadas. Este medicamento pode potencializar o efeito de outros medicamentos depressores do SNC. O uso deste medicamento pode causar tontura, desmaios ou perda da consciência, expondo o paciente a quedas ou acidentes. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má absorção de glicose-galactose ou com insuficiência de sacarose-isomaltase. Atenção: Contém o corante azul brilhante que pode, eventualmente, causar reações alérgicas. Atenção: Contém lactose.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Valeriane ® Nikkho deve ser guardado em sua embalagem original. Armazenar em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC), proteger da luz e da umidade. Nessas condições, este medicamento possui prazo de validade de 24 (vinte e quatro) meses, a partir da data de fabricação. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
O uso deste medicamento é oral. Para adultos e crianças acima de 12 anos, a recomendação é ingerir 1 comprimido revestido, 4 vezes ao dia, ou 4 comprimidos revestidos antes de deitar, a critério médico. Para crianças de 3 a 12 anos, deve-se ingerir 1 comprimido revestido ao dia, sob estrita orientação médica. É importante seguir a orientação do médico quanto a horários, doses e duração do tratamento, e não deve-se partir, abrir ou mastigar o comprimido.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso você esqueça de tomar Valeriane ® Nikkho no horário receitado pelo seu médico, tome-o assim que se lembrar. Porém, se já estiver próximo ao horário de tomar a dose seguinte, pule a dose esquecida e tome a próxima, continuando normalmente o esquema de doses receitado pelo seu médico. Neste caso, não tome o medicamento duas vezes para compensar a dose esquecida. O esquecimento da dose pode, entretanto, comprometer a eficácia do tratamento. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Os efeitos adversos relatados foram raros e leves, incluindo tontura, indisposição gastrointestinal, alergias de contato, dor de cabeça e midríase (dilatação da pupila). Com o uso em longo prazo, os seguintes sintomas podem ocorrer: dor de cabeça, cansaço, insônia, midríase e desordens cardíacas. O uso crônico de altas doses de valeriana por muitos anos aumentou a possibilidade de ocorrência de síndrome de abstinência com a retirada abrupta.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Não ingerir doses maiores do que as recomendadas. Se isso ocorrer, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico. O uso crônico de altas doses de valeriana pode aumentar a possibilidade de ocorrência de síndrome de abstinência com a retirada abrupta.