VANNAIR é indicado para asma, nos casos em que o uso de uma associação (corticosteroide inalatório com um beta-2 agonista de ação prolongada) é apropriada e no tratamento regular de pacientes adultos com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) de moderada a grave, com sintomas frequentes e histórico de exacerbações.
Como este medicamento funciona?
VANNAIR é uma suspensão aerossol que contém budesonida e formoterol, os quais apresentam modos diferentes de ação para o tratamento de asma e da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). A budesonida reduz e previne a inflamação. O formoterol dilata suas vias aéreas e facilita a sua respiração e, associado à budesonida, melhora os sintomas. Você poderá notar o efeito em um curto período de tempo após a inalação do medicamento e a duração do efeito se mantém além de 12 horas.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve utilizar VANNAIR quando apresentar alergia à budesonida, ao formoterol ou a qualquer um dos componentes do medicamento.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico. Para diminuir o risco de candidíase orofaríngea, você deve enxaguar sua boca com água após as inalações de VANNAIR. Informe seu médico, assim que possível, caso sinta que o tratamento não está sendo efetivo ou se os sintomas piorarem. Mantenha sempre com você seu broncodilatador de rápida ação. O tratamento com VANNAIR não deve ser iniciado para tratar exacerbações severas. O uso prolongado pode afetar o crescimento de crianças e adolescentes e deve ser acompanhado de forma rigorosa pelo médico. Deve ser utilizado com cuidado em pacientes que fazem uso de corticosteroides orais ou transferidos do tratamento com corticosteroides orais para o tratamento inalatório. Informe seu médico se você apresentar outros problemas de saúde, principalmente problemas no coração, diabetes, hipocalemia, tireotoxicose, tuberculose do pulmão, infecções por fungos ou vírus, se houver necessidade de cirurgias ou se estiver sob situações de estresse. Precauções devem ser tomadas em pacientes com infecções não tratadas. Se você estiver utilizando VANNAIR para tratar DPOC, contate seu médico se apresentar sinais de pneumonia. Não use o medicamento para outros problemas sem falar com o seu médico. Nunca empreste seu VANNAIR para outras pessoas. Não é esperado que VANNAIR afete a capacidade de dirigir veículos e operar máquinas. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Você deve conservar VANNAIR em temperatura ambiente (15 °C a 30 °C). Armazenar o inalador com o bocal para baixo. Depois de aberto o envoltório, este medicamento deve ser utilizado em 3 meses. No interior do envoltório há um sache contendo sílica gel para absorver a umidade. Guarde-o em sua embalagem original e mantenha fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Para usar VANNAIR, você deve acionar o inalador enquanto inala pelo bocal simultaneamente. A dose de VANNAIR deve ser individualizada conforme a gravidade da doença. Cada inalação contém fumarato de formoterol e budesonida. Para asma em adultos (a partir de 18 anos), recomenda-se 2 inalações uma ou duas vezes ao dia, podendo atingir até 4 inalações duas vezes ao dia em casos de piora. Para adolescentes (12 - 17 anos) e crianças (6 - 11 anos), a posologia é semelhante. Na doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), recomenda-se 2 inalações duas vezes ao dia para adultos, com dose máxima de 4 inalações diárias.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de usar VANNAIR, não deve dobrar a dose no dia seguinte. Utilize a dose habitual na próxima administração. Para mais informações ou se tiver dúvidas, consulte seu médico.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento VANNAIR pode causar algumas reações adversas. Não deve ser utilizado por quem apresenta alergia à budesonida, ao formoterol ou a qualquer um dos componentes do medicamento. O uso prolongado pode afetar o crescimento de crianças e adolescentes, e o tratamento deve ser rigidamente monitorado pelo médico. Além disso, pode haver um risco de candidíase orofaríngea, recomendando-se enxaguar a boca após o uso. Outros problemas de saúde que demandam cuidado incluem doenças cardíacas, diabetes, hipocalemia, tireotoxicose, tuberculose, e infecções por fungos ou vírus. É fundamental que quaisquer sintomas adversos sejam reportados ao médico.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?