Vartaz (valsartana) é utilizado para os tratamentos de pressão alta, insuficiência cardíaca e pós-infarto do miocárdio em pacientes recebendo terapêutica usual. Vartaz é usado para tratar a pressão arterial elevada, que aumenta a carga de trabalho do coração e artérias, podendo resultar em acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca ou insuficiência renal. A redução da pressão arterial para valores normais diminui o risco de desenvolvimento destas doenças. Vartaz também é usado para tratar a insuficiência cardíaca e pode ser utilizado em pessoas que sofreram um ataque cardíaco para melhorar a sobrevida e reduzir problemas cardíacos.
Como este medicamento funciona?
Vartaz (valsartana) pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como antagonistas do receptor da angiotensina II, os quais ajudam no controle da pressão arterial alta. A angiotensina II é uma substância do organismo que causa constrição dos vasos sanguíneos, causando assim o aumento da pressão arterial. O Vartaz (valsartana) atua bloqueando o efeito da angiotensina II. Como resultado, as veias relaxam e a pressão sanguínea diminui.
Quando não devo usar este medicamento?
Não tome Vartaz (valsartana):
- se você já apresentou uma reação alérgica ou incomum à valsartana ou a qualquer outro componente da formulação listado na bula (vide COMPOSIÇÃO).
- se você está grávida ou planejando engravidar.
- durante a amamentação.
- se você tem alto nível de açúcar no sangue e tem diabetes mellitus tipo 2 (também chamado diabetes mellitus não dependente de insulina), enquanto está tomando alisquireno, um medicamento utilizado para diminuir a pressão arterial.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Siga as orientações do seu médico cuidadosamente. Elas podem ser diferentes das instruções gerais dessa bula. Cuidados e precauções: • Se você tem uma doença hepática; • Se você tem uma doença renal grave ou é submetido à diálise; • Se você já está tomando um medicamento chamado inibidor da ECA, juntamente com um betabloqueador para tratar insuficiência cardíaca; • Se você está tendo vômitos ou diarreia ou está tomando doses elevadas de um diurético; • Se você está com insuficiência cardíaca ou tem história de ataque cardíaco. Siga as instruções do seu médico para iniciar cuidadosamente o seu tratamento. Seu médico também pode verificar a sua função renal. • Se você já teve inchaço principalmente na face e na garganta quando tomou outros medicamentos (incluindo inibidores da ECA). Se você tem estes sintomas, pare de tomar Vartaz (valsartana) e contate seu médico. Você não deve tomar Vartaz (valsartana) novamente; • Se você faz tratamento com inibidor da ECA ou alisquireno. Se algum destes tópicos se aplicar a você, informe ao seu médico antes de tomar Vartaz (valsartana).
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Os possíveis males que este medicamento pode causar incluem angioedema intestinal, que foi relatado em pacientes tratados com antagonistas do receptor da angiotensina II, como o Vartaz (valsartana). Os sintomas podem incluir dor abdominal, náusea, vômito e diarreia. Esses sintomas foram resolvidos após a descontinuação do medicamento. Além disso, este medicamento é contraindicado em casos de reação alérgica à valsartana ou a qualquer outro componente da formulação.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?