Velunid é destinado ao: tratamento das manifestações da insuficiência venosa crônica, funcional e orgânica, dos membros inferiores; tratamento dos sintomas funcionais relacionados à insuficiência venosa do plexo hemorroidário; no período pré e pós-operatório de safenectomia (retirada cirúrgica da veia safena) para alívio dos sinais e sintomas resultantes deste procedimento; alívio da dor pélvica crônica associada à síndrome da congestão pélvica.
Como este medicamento funciona?
Velunid atua no sistema vascular, aumentando a velocidade de circulação do sangue nas veias, normalizando a permeabilidade capilar e reforçando a resistência capilar na microcirculação, além de aumentar a drenagem linfática. Essa ação resulta na melhora dos sintomas relacionados à insuficiência venosa crônica dos membros inferiores. A ação de Velunid também atenua a intensidade da dor, reduz e acelera a reabsorção dos hematomas e edemas, melhora os sintomas relacionados à doença venosa crônica (como sensação de pernas pesadas, fadiga e câimbras) e aumenta a tolerância ao exercício no período pós-operatório de safenectomia. O tempo médio estimado para início da ação farmacológica é de 2 horas.
Quando não devo usar este medicamento?
Velunid não deve ser utilizado nos casos de hipersensibilidade previamente conhecida a qualquer um dos componentes da fórmula. Este medicamento é contraindicado para uso por crianças.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Velunid não deve ser utilizado nos casos de hipersensibilidade previamente conhecida a qualquer um dos componentes da fórmula. Este medicamento é contraindicado para uso por crianças. Além disso, a administração de Velunid para o tratamento sintomático da hemorróida aguda não substitui o tratamento específico de outros distúrbios anais e o seu uso deve ser feito por curto período de tempo. Se os sintomas não desaparecerem rapidamente, deve-se proceder com um exame proctológico e o tratamento deve ser revisto. A posologia para o uso de Velunid em idosos é a mesma utilizada para pacientes com menos de 65 anos. Em relação à gravidez, nenhum efeito teratogênico foi demonstrado em vários estudos e nenhum evento adverso foi reportado em humanos, mas deve ser usado apenas com orientação médica. Durante a lactação, a amamentação não é recomendada durante o tratamento devido à ausência de dados sobre a passagem do medicamento para o leite materno.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Proteger da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Uso oral. Na doença venosa crônica, a posologia usual é: 2 comprimidos revestidos ao dia, sendo um pela manhã e outro à noite. Os comprimidos revestidos devem ser administrados preferencialmente dentro das refeições, por pelo menos 6 meses ou de acordo com a prescrição médica. Na crise hemorroidária aguda, a posologia usual é: 6 comprimidos revestidos ao dia durante os quatro primeiros dias e, em seguida, 4 comprimidos revestidos ao dia durante três dias. E após este período, 2 comprimidos revestidos ao dia por pelo menos 3 meses ou de acordo com a prescrição médica. No período pré-operatório de safenectomia, a posologia usual é: 2 comprimidos revestidos ao dia. Os comprimidos revestidos devem ser administrados durante 4 a 6 semanas ou de acordo com a prescrição médica. No período pós-operatório de safenectomia, a posologia usual é: 2 comprimidos revestidos ao dia. Os comprimidos revestidos devem ser administrados por pelo menos 4 semanas ou de acordo com a prescrição médica. Na dor pélvica crônica, a posologia usual é: 2 comprimidos revestidos ao dia. Os comprimidos revestidos devem ser administrados por pelo menos 4 a 6 meses ou de acordo com a prescrição médica. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você esquecer de tomar Velunid no horário receitado pelo seu médico, tome-o assim que se lembrar. Porém, se já estiver próximo ao horário de tomar a dose seguinte, pule a dose esquecida e tome à próxima, continuando normalmente o esquema de doses receitado. Neste caso, não tome o medicamento duas vezes para compensar a dose esquecida. O esquecimento da dose pode, entretanto, comprometer a eficácia do tratamento.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Assim como todos os medicamentos, Velunid pode causar eventos adversos, porém nem todos os pacientes irão apresentá-los. Os seguintes eventos adversos foram reportados com o uso de produtos contendo a associação diosmina + hesperidina:
Reações comuns (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes): diarreia, dispepsia (indigestão), náusea e vômitos.
Reações incomuns (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes): colite (inflamação do intestino).
Reações raras (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes): tontura, dor de cabeça, mal-estar, rash cutâneo (erupções avermelhadas), prurido (coceira) e urticária.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Nenhum caso de overdose com Velunid foi reportado até o momento. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.