Este medicamento é indicado para uso adulto no tratamento da depressão, incluindo depressão associada com ansiedade, tanto em pacientes hospitalizados como ambulatoriais.
Como este medicamento funciona?
A venlafaxina e a O-desmetilvenlafaxina (metabólito ativo da venlafaxina) são inibidores da recaptação neuronal de serotonina, norepinefrina e dopamina, ou seja, aumentam a quantidade de determinadas substâncias (serotonina, norepinefrina e dopamina) no sistema nervoso, levando à melhora sintomática dentro das indicações presentes nesta bula.
Quando não devo usar este medicamento?
Não se recomenda o uso de antidepressivos, incluindo cloridrato de venlafaxina, em mulheres grávidas ou em fase de amamentação, a menos que o médico considere que os benefícios superem os riscos. O uso do medicamento no último trimestre de gestação e até no período próximo ao parto obriga a observar o recém-nascido para eventuais efeitos da retirada de venlafaxina. Cloridrato de venlafaxina não deve ser utilizado por pacientes alérgicos a qualquer componente da formulação e por pacientes recebendo antidepressivos da classe dos inibidores da monoaminoxidase (IMAOs). Este medicamento é contraindicado para uso em menores de 18 anos de idade.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Recomenda-se que o cloridrato de venlafaxina não seja interrompido bruscamente. A dose deve ser reduzida progressivamente de acordo com as instruções do seu médico. O cloridrato de venlafaxina mostrou ser eficaz em tratamentos de médio prazo (até 3 meses) e de longo prazo (até 1 ano ou mais). Deve ser utilizado de acordo com estrita orientação de seu médico. Não deve ser utilizado em dose ou prazo diferente daquele indicado pelo seu médico.
O cloridrato de venlafaxina é bem absorvido após administração oral. Os efeitos benéficos fazem-se sentir após as primeiras semanas de medicação. Não beba álcool durante o tratamento, pois pode causar cansaço extremo e inconsciência. Todos os pacientes tratados devem ser monitorados quanto à piora clínica, tendências suicidas ou mudanças incomuns em seu comportamento, especialmente no início da terapia ou ao mudar a dose. Sintomas como ansiedade, agitação, insônia, e irritabilidade podem ser relatados.
Foi observada elevação da pressão arterial em alguns pacientes, por isso deve-se monitorar a pressão regularmente. O uso é contraindicado em menores de 18 anos e deve ser feito com cautela em pacientes com insuficiência renal ou hepática. O tratamento não deve ser interrompido sem orientação médica.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O cloridrato de venlafaxina deve ser utilizado de acordo com estrita orientação médica. Recomenda-se que o medicamento não seja interrompido bruscamente, e a dose deve ser reduzida progressivamente conforme as instruções do médico. O tratamento mostrou ser eficaz em períodos de médio prazo (até 3 meses) e longo prazo (até 1 ano ou mais). É importante que o uso do medicamento seja realizado enquanto se evita o consumo de álcool. Ele deve ser ingerido junto com alimentos para minimizar sintomas de intolerância digestiva.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esquecer de usar este medication cloridrato de venlafaxina, deve tomar a dose esquecida assim que lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e retorne ao horário regular. Não tome uma dose dupla para compensar a dose esquecida. Se você tiver dúvidas ou preocupações quanto à dosagem, consulte seu médico.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Os seguintes sintomas foram relatados em pacientes tratados com cloridrato de venlafaxina: sonolência, insônia, tonturas, nervosismo, tremores, boca seca, náuseas, vômitos, perda de apetite, prisão de ventre, dor de cabeça, fraqueza, bocejos, erupções na pele, sudorese, distúrbios visuais e distúrbios sexuais. Além disso, pode haver elevação da pressão arterial e midríase (dilatação da pupila). Recomenda-se monitorar pacientes, especialmente durante o início do tratamento e em mudanças de dose, para possíveis tendências suicidas ou mudanças incomuns em comportamento.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Recomenda - se que o cloridrato de venlafaxina não seja interrompido bruscamente. A dose deve ser reduzida progressivamente de acordo com as instruções do seu médico. A interrupção abrupta ou a redução das doses de cloridrato de venlafaxina em doses variadas tem sido associada ao aparecimento de novos sintomas, cuja frequência aumenta com o aumento da dose e da duração do tratamento. Os sintomas relatados incluem astenia (fraqueza), tontura, cefaleia (dores de cabeça), insônia, náuseas e nervosismo. Os pacientes devem ser monitorados para esses sintomas quando se interrompe o tratamento com cloridrato de venlafaxina.