Venzer HCT é indicado para o tratamento da hipertensão (pressão alta), quando a monoterapia (uso de apenas um medicamento) não é suficientemente eficaz.
Como este medicamento funciona?
O VENZER HCT faz parte de uma classe de medicamentos chamada de bloqueadores dos receptores de angiotensina II, que reduz e controla a pressão arterial. A candesartana cilexetilarelaxa e alarga os vasos sanguíneos, facilitando o bombeamento de sangue pelo coração, enquanto a hidroclorotiazida inibe a reabsorção de sódio, aumentando a eliminação de líquidos pela urina e reduzindo o volume sanguíneo. Juntas, essas ações promovem uma diminuição eficaz e prolongada da pressão arterial sem aumentar os batimentos do coração.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve usar Venzer ® HCT se tiver alergia à candesartana cilexetila, à hidroclorotiazida, aos derivados da sulfonamida (a hidroclorotiazida é derivada das sulfonamidas) ou a qualquer um dos componentes da fórmula; durante a gravidez ou amamentação; doença grave nos rins, fígado e/ou colestase (redução do fluxo biliar); gota; diabetes mellitus (tipo I ou II) ou insuficiência renal moderada a grave (TGF < 60 mL/min/1,73 m2) se fizer uso de medicamentos contendo alisquireno.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Venzer HCT deve ser utilizado com cuidado nas seguintes situações: uso combinado de bloqueadores dos receptores de angiotensina II (BRAs) não é recomendado com inibidores da ECA ou alisquirenos, pois pode haver queda da pressão arterial (hipotensão), aumento da concentração de potássio no sangue (hipercalemia) e alterações na função dos rins; em pacientes com estenose da artéria renal pode ocorrer um aumento nos níveis sanguíneos de ureia e creatinina; em pacientes com redução do volume de sangue e/ou de sódio pode ocorrer hipotensão sintomática; angioedema intestinal pode ocorrer sintomas como dor abdominal, náusea, vômito e diarreia; durante cirurgia e anestesia pode ocorrer hipotensão; alterações na função dos rins podem ser antecipadas em pacientes suscetíveis; pacientes que tiveram câncer de pele ou desenvolvam lesões suspeitas durante o tratamento; pacientes com problemas respiratórios ou pulmonares após ingerir hidroclorotiazida; não há muita experiência do uso em pacientes com transplante de rim recente; pacientes com estenose das válvulas mitral e aórtica do coração; controle periódico de eletrólitos séricos deve ser realizado; em pacientes com diabetes mellitus latente, aumento dos níveis de colesterol e triglicérides; cuidado em pacientes com doenças graves nas artérias do cérebro e coração; em pacientes que apresentarem diminuição na visão ou dor nos olhos; verificar a reação ao medicamento antes de dirigir veículos ou operar
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente.
Como devo usar este medicamento?
O medicamento Venzer HCT deve ser utilizado na forma de comprimidos, sendo indicado para o tratamento da hipertensão (pressão alta), principalmente quando a monoterapia não é suficientemente eficaz. A posologia exata, no entanto, não foi informada na bula. É importante que o uso seja orientado por um médico, que irá considerar a situação clínica do paciente antes de indicar a dosagem correta.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento VENZER HCT pode causar efeitos adversos como hipotensão (redução da pressão arterial), hipercalemia (aumento da concentração de potássio no sangue), e alterações na função dos rins (incluindo falência renal aguda). Além disso, pode ocorrer angioedema intestinal com sintomas como dor abdominal, náusea, vômito e diarreia. Outros riscos incluem redução acentuada da pressão arterial em pacientes com doenças graves nas artérias do cérebro e coração, e problemas respiratórios como falta de ar grave. O uso prolongado de hidroclorotiazida pode aumentar o risco de alguns tipos de câncer de pele e lábio. Reações como tontura ou cansaço também podem ocorrer. Se houver diminuição na visão ou dor nos olhos, pode haver risco de complicações graves.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?