Versa ® (enoxaparina sódica) é indicado no:
- tratamento da trombose (oclusão por trombo) de veias profundas já estabelecida com ou sem embolia pulmonar;
- prevenção de tromboses venosas associadas à cirurgia ortopédica ou à cirurgia geral;
- prevenção de tromboses venosas em pacientes acamados, devido a doenças agudas, incluindo insuficiência cardíaca, insuficiência respiratória, infecções graves e doenças reumáticas;
- prevenção da coagulação do circuito de circulação extracorpórea durante a hemodiálise;
- tratamento da angina instável (dor no peito causada pela diminuição do suprimento de oxigênio no coração) e do infarto agudo do miocárdio sem onda Q, quando administrado concomitantemente ao ácido acetilsalicílico.
Como este medicamento funciona?
Este medicamento diminui o risco de desenvolvimento de tromboses de veias profundas e sua consequência mais grave, a embolia pulmonar. Versa ® (enoxaparina sódica) previne e trata estas duas condições, evitando sua progressão ou recorrência, além de tratar angina instável e infarto agudo do miocárdio sem onda Q. A duração de uso de Versa ® pode variar de um indivíduo para o outro. A ação de Versa ® (enoxaparina sódica) inicia-se após 3 (três) a 5 (cinco) horas da injeção. Versa ® também evita a coagulação do sangue no circuito de hemodiálise.
Quando não devo usar este medicamento?
Versa ® (enoxaparina sódica) não deve ser utilizado por pacientes que apresentam: Alergia à enoxaparina sódica, à heparina e seus derivados, inclusive outras heparinas de baixo peso molecular; Sangramentos ativos de grande porte e condições com alto risco de desenvolvimento de sangramento incontrolável, incluindo acidente vascular cerebral (derrame) hemorrágico recente. Não administrar Versa ® (enoxaparina sódica) por via intramuscular. Este medicamento é contraindicado em crianças e não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Hemorragia (sangramento): assim como outros anticoagulantes, pode ocorrer sangramento em qualquer local. Se ocorrer sangramento, a origem da hemorragia deve ser investigada e tratamento apropriado deve ser instituído. Monitorização da contagem de plaquetas (célula sanguínea necessária para a coagulação): o risco de redução no número de plaquetas induzida por heparina também existe com heparinas de baixo peso molecular e pode ocorrer entre o 5º e 21º dia após o início do tratamento com enoxaparina sódica. Por essa razão, deve-se realizar a contagem do número de plaquetas antes do início e regularmente durante o tratamento com enoxaparina sódica. Na prática, em caso de confirmação de diminuição do número de plaquetas (30 a 50% do valor inicial), o tratamento com enoxaparina sódica deve ser imediatamente interrompido e substituído por outra terapia. Anestesia espinhal/peridural: foram relatados casos de hematoma intraespinhal (dentro da medula espinhal) com o uso concomitante de enoxaparina sódica e anestesia espinhal/peridural, que podem resultar em paralisia prolongada ou permanente. A dose subsequente de enoxaparina sódica deve ser administrada no mínimo 2 (duas) horas após a remoção do cateter. Gravidez: estudos em animais não demonstraram qualquer evidência de toxicidade ao feto ou malformação fetal. Em humanos, não existe evidência da passagem da enoxaparina só
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O medicamento Versa (enoxaparina sódica) deve ser utilizado por via subcutânea ou intravenosa. A duração de uso pode variar de um indivíduo para o outro. A ação do Versa inicia-se após 3 a 5 horas da injeção. A administração deve ser feita conforme as orientações médicas específicas para tratamento ou prevenção de tromboses venosas profundas, embolias pulmonares e outras indicações. Não deve ser administrado por via intramuscular.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento Versa (enoxaparina sódica) pode causar hemorragia (sangramento) em qualquer local. Se ocorrer sangramento, a origem deve ser investigada e tratamento apropriado deve ser instituído. Além disso, existe o risco de redução no número de plaquetas induzida por heparina, que pode ocorrer entre o 5º e 21º dia após o início do tratamento. É importante monitorar a contagem de plaquetas antes do início e regularmente durante o tratamento. Pacientes com alto risco de sangramento devem ter cautela, especialmente aqueles com história de úlcera, sangramento gastrointestinal recente, acidente vascular cerebral isquêmico recente, hipertensão arterial grave não controlada, entre outros.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?