Este medicamento é destinado ao tratamento dos sintomas de deterioração cognitiva (deterioração do processo de aprendizagem) relacionados às patologias (doenças) cerebrovasculares.
Como este medicamento funciona?
Vicog ® melhora a memória e a circulação cerebral e protege o cérebro dos danos causados pela isquemia (falta de suprimento sanguíneo em um determinado órgão).
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve tomar Vicog ® se tiver hipersensibilidade (alergia) a qualquer um dos componentes da fórmula ou aos alcaloides da vinca, tais como vimblastina e vincristina; se tiver insuficiência hepática e em caso de hemorragia cerebral recente ou hipertensão intracraniana. Este medicamento é contraindicado para menores de 14 anos e para mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento. Não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso. Não devem ser utilizadas doses superiores às recomendadas. Vicog deve ser administrado com cuidado em pacientes com arritmias cardíacas; pacientes em tratamento da hipertensão e em pacientes com hipotensão, pois o uso prolongado de vimpocetina pode diminuir a pressão sanguínea. O uso de vimpocetina em pacientes que possuem alguma condição de saúde deve ser discutido com o médico, antes de sua administração. Vicog deve ser administrado com precaução em pacientes sob tratamento com anti-hipertensivos, antiarrítmicos ou anticoagulantes. O uso concomitante com ervas que podem afetar a agregação plaquetária pode aumentar o risco de sangramento. A administração de vimpocetina oral com alimentos aumenta sua absorção. A capacidade de dirigir veículos e/ou operar máquinas poderá estar prejudicada, principalmente nos casos de ingestão de vimpocetina com álcool. Não há restrições específicas para o uso de Vicog em idosos, desde que observadas as contraindicações e advertências comuns ao medicamento. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15°C a 30°C). Proteger da luz e umidade. Este medicamento tem validade de 24 meses a partir da data de sua fabricação. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Você deve tomar os comprimidos com líquido, por via oral. Posologia: 1 a 2 comprimidos 3 vezes ao dia, por no máximo 30 dias. A seguir, 1 comprimido 3 vezes ao dia. A posologia do Vicog recomendada pode ser ajustada, à critério médico, conforme a necessidade e o desenvolvimento do quadro clínico do paciente. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Você pode tomar a dose deste medicamento assim que se lembrar. E não exceda a dose recomendada para cada dia. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de Vicog é geralmente bem tolerado nas doses recomendadas. Porém, este medicamento pode causar as seguintes reações adversas: distúrbios cardiovasculares, como discreta redução na pressão arterial, taquicardia (batimento acelerado do coração) e aumento da excitabilidade ventricular; distúrbios cutâneos, como rubor (vermelhidão facial), prurido (coceira intensa), parestesia (sensações cutâneas subjetivas, tais como frio, calor, formigamento) e exantemas (erupções cutâneas); distúrbios gastrintestinais, como desconforto gástrico, náusea, dispepsia (indigestão gástrica) e dores abdominais; e distúrbios do sistema nervoso, como vertigem, ansiedade, distúrbios do sono, cefaleia (dor de cabeça), nervosismo e angústia (ansiedade intensa). Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Até o presente não há registros de casos de superdose com a vimpocetina. Caso ocorra intoxicação acidental, recomenda-se suspender o uso e procurar um médico ou centro de intoxicação. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.