VIGADEXA ® é indicado no tratamento de infecções oculares causadas por microorganismos suscetíveis e na prevenção da inflamação e infecção bacteriana que podem ocorrer após cirurgia ocular.
Como este medicamento funciona?
VIGADEXA ® é a combinação de moxifloxacino (antibiótico) e dexametasona (esteroide). O moxifloxacino mata os germes e bactérias, impedindo infecções causadas por eles. A dexametasona ajuda a aliviar a vermelhidão, coceira e inchaço.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve usar VIGADEXA se tiver hipersensibilidade (alergia) aos princípios ativos (moxifloxacino e/ou dexametasona), a qualquer excipiente, ou a outros antibióticos chamados quinolonas. Este medicamento é contraindicado na ceratite por herpes simples, varíola, varicela e outras infecções virais dos olhos (córnea ou conjuntiva). Contraindicado em doenças micóticas (por fungos) nas estruturas oculares ou infecções oculares parasitárias não tratadas e em infecções oculares por micobactérias (tuberculose do olho).
O que devo saber antes de usar este medicamento?
- Em pacientes tratados com quinolonas por via sistêmica, foram relatadas reações de hipersensibilidade (alergia) sérias e ocasionalmente fatais (anafiláticas), algumas após a primeira dose. Algumas reações foram acompanhadas de colapso cardiovascular, perda da consciência, angioedema (inchaço no tecido subcutâneo ou mucosas, geralmente de origem alérgica, incluindo edema da laringe, faringe ou facial), obstrução das vias aéreas, dispneia (dificuldade respiratória), urticária e coceira. Em caso de reação alérgica ao moxifloxacino interromper o uso do produto. Reações sérias de hipersensibilidade aguda podem exigir tratamento de emergência imediato. Oxigênio e cuidados com as vias aéreas devem ser introduzidos sempre que clinicamente indicados.
- O uso prolongado de corticosteroides oftálmicos pode resultar em aumento da pressão ocular e/ou glaucoma, com dano ao nervo óptico, redução na acuidade visual, defeitos no campo visual e formação de catarata subcapsular posterior. Se você estiver sob tratamento prolongado com corticosteroide oftálmico, a pressão intraocular deve ser rotineiramente e frequentemente avaliada. Isto é especialmente importante em pacientes pediátricos, uma vez que o risco de hipertensão ocular induzida por corticosteroide pode ser maior em crianças e pode ocorrer mais cedo do que em adultos. VIGADEXA não está aprovado para uso em pacientes pediátricos.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
VIGADEXA deve ser administrado por via oftálmica. A dosagem recomendada é indicada para adultos. Cada gota contém 0,22 mg de cloridrato de moxifloxacino e 0,04 mg de fosfato dissódico de dexametasona. O medicamento é indicado para o tratamento de infecções oculares causadas por microorganismos suscetíveis e para a prevenção da inflamação e infecção bacteriana após cirurgia ocular. Não utilize VIGADEXA em caso de hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula ou em casos de infecções virais ou micóticas das estruturas oculares. Se estiver sob uso prolongado, é importante monitorar a pressão intraocular.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso do medicamento VIGADEXA pode causar reações de hipersensibilidade, como anafilaxia, angioedema, e outros sintomas alérgicos. Também pode ocorrer aumento da pressão ocular e possivelmente glaucoma, catarata subcapsular posterior, retardo na cicatrização, além de tendinite e síndrome de Cushing associada a absorção sistêmica de dexametasona. O uso prolongado de antibióticos pode resultar em resistência e aumento da suscetibilidade a infecções oculares. Deve-se ainda ter cautela em pacientes com comorbidades como diabetes e evitar o uso em doenças micóticas, virais ou infecciosas não tratadas.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?