VURTUOSO ® é indicado para o tratamento de transtorno depressivo maior em adultos.
Como este medicamento funciona?
O VURTUOSO contém a substância ativa vortioxetina, que é um medicamento pertencente ao grupo dos antidepressivos. Ele atua reduzindo uma ampla gama de sintomas depressivos, incluindo tristeza, tensão interna, alterações do sono, redução do apetite, dificuldade de concentração, entre outros. O mecanismo de ação da vortioxetina é multimodal, combinando mais de um modo farmacológico de ação, responsável pelos efeitos antidepressivo, ansiolítico, e pela melhora da função cognitiva, aprendizado e memória.
Quando não devo usar este medicamento?
Não tomar o VURTUOSO se você:
- for alérgico à vortioxetina ou a qualquer um dos componentes mencionados;
- estiver tomando outros medicamentos para depressão conhecidos como “inibidores de monoaminoxidase não-seletivos” ou “inibidores seletivos da MAO-A”.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Converse com seu médico ou farmacêutico antes de utilizar o VURTUOSO se você:
- estiver em uso de medicamentos com um efeito chamado serotoninérgico, como tramadol e medicamentos semelhantes (analgésicos fortes) e sumatriptano e medicamentos semelhantes terminados em “triptanos” (usados no tratamento da enxaqueca), pois tomar esses medicamentos junto com o VURTUOSO pode causar um efeito adverso chamado de síndrome serotoninérgica.
- já teve desmaios (convulsões). Seu médico irá monitorá-lo cuidadosamente se você tem histórico de convulsões ou tem transtornos convulsivos instáveis/epilepsia, pois convulsões são um risco em potencial com medicamentos antidepressivos.
- já teve mania ou tem uma tendência a sangramentos ou à formação de hematomas facilmente.
- está grávida, pois poderá haver um risco aumentado de sangramento vaginal intenso logo após o nascimento.
- tem baixos níveis de sódio no sangue.
- tem 65 anos ou mais, possui uma doença grave nos rins ou no fígado, ou uma doença do fígado chamada cirrose.
- tem ou teve pressão ocular aumentada ou glaucoma. Se os seus olhos ficarem doloridos e você ficar com a visão turva durante o tratamento, contate o seu médico.
Cautela da parte de seu médico poderá ser necessária nas situações acima descritas. Quando você está em uso de medicamentos para o tratamento antidepressivo, incluindo a vortioxetina, também pode apresentar sentimentos de agressividade, agitação, raiva e irritabilidade. Se isso ocorrer, você deve
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O VURTUOSO deve ser administrado por via oral e é indicado para o tratamento de transtorno depressivo maior em adultos. A administração deve ser realizada conforme orientação médica. O medicamento está disponível em comprimidos revestidos de 5 mg, 10 mg, 15 mg e 20 mg. A dose recomendada e a duração do tratamento devem ser determinadas pelo médico, e é importante assegurar que não haja contraindicações antes do uso.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso do VURTUOSO pode estar associado a efeitos adversos, como a síndrome serotoninérgica, que pode causar alucinações, contrações musculares involuntárias, aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, febre, náusea e diarreia. Além disso, há risco de convulsões em pacientes com histórico dessa condição. Pacientes podem apresentar sentimentos de agressividade, agitação, raiva e irritabilidade. Há também um risco de pensamentos suicidas, especialmente em adultos jovens ou aqueles com histórico de tentativas de autolesão. O tratamento deve ser descontinuado caso ocorram convulsões ou aumento da frequência destas.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?