• Home
  • Bulas
  • Xakilis com 60 Comprimidos Revestidos 25mg

Xakilis com 60 Comprimidos Revestidos 25mg

  • Fabricante: EMS S/A - 57507378000365
  • Categoria: Trombose e Varizes
  • Princípio ativo: Apixabana
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    O medicamento XAKILIS (apixabana) é indicado para: Prevenção de tromboembolismo venoso em pacientes adultos submetidos à artroplastia de quadril ou de joelho; Prevenção de derrame cerebral e embolia sistêmica em pacientes com fibrilação atrial não valvar; e Tratamento de tromboembolismo venoso, incluindo trombose venosa profunda e embolia pulmonar, além da prevenção de TVP e EP recorrentes.

  • Como este medicamento funciona?

    A substância ativa de XAKILIS é a apixabana, um inibidor potente do fator Xa (um dos fatores que participam no processo de coagulação do sangue), que previne o desenvolvimento de trombos (coágulos), ou seja, impede a coagulação do sangue dentro dos vasos. XAKILIS é rapidamente absorvido com tempo médio de início de ação entre 3 a 4 horas após a ingestão do comprimido.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    XAKILIS é contraindicado caso você apresente hipersensibilidade (reação alérgica) à apixabana ou a qualquer componente da fórmula. XAKILIS é contraindicado caso você apresente risco de sangramento clinicamente relevante e doença hepática (do fígado) associada a outros problemas na coagulação do sangue.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    O medicamento XAKILIS não deve ser utilizado se você apresentar hipersensibilidade à apixabana ou a qualquer componente da fórmula. É contraindicado em casos de risco de sangramento clinicamente relevante e doença hepática associada a problemas na coagulação do sangue. Deve ser usado com precaução em condições que aumentem o risco de hemorragia, como distúrbios hemorrágicos, úlceras no estômago, endocardite bacteriana, entre outras. A administração deve ser interrompida se ocorrer hemorragia grave. O uso não é recomendado durante a gravidez e em casos de diminuição grave da função do fígado e insuficiência renal. Informe ao médico sobre outros medicamentos que você está tomando, especialmente anticoagulantes e anti-inflamatórios, pois eles podem aumentar o risco de sangramento.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    Para usar XAKILIS, deve-se tomar o comprimido revestido por via oral, conforme indicado pelo médico. É essencial seguir as instruções de dosagem e considerar as contraindicações, como hipersensibilidade à apixabana ou risco de sangramento clínico relevante. Além disso, é fundamental monitorar sinais de sangramento durante o tratamento. Caso você esteja passando por alguma condição específica, como doenças do fígado ou rim, deve informar seu médico antes de iniciar o uso.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O XAKILIS pode aumentar o risco de hemorragia em caso de dengue ou quando associado a outros medicamentos que aumentem o efeito hemorrágico. Além disso, deve ser usado com precaução em condições de risco aumentado de hemorragia, como distúrbios hemorrágicos, úlceras no estômago ou intestinos, endocardite bacteriana, e história de acidente vascular cerebral hemorrágico. O tratamento deve ser interrompido em caso de hemorragia grave. Não é recomendado para pacientes com doença do fígado associada a problemas na coagulação do sangue ou com histórico de trombose diagnosticados com síndrome antifosfolípide. A eficácia e segurança em crianças menores de 18 anos ou durante a gravidez não foram estabelecidas e seu uso é desaconselhado. Também não deve ser utilizado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    A administração de XAKILIS deve ser interrompida se ocorrer hemorragia grave. Em caso de complicações hemorrágicas, o tratamento deve ser interrompido e a origem do sangramento investigada.