Xifaxan ® contém o antibiótico rifaximina usado contra bactérias intestinais em pessoas com encefalopatia hepática (doença hepática que causa agitação, confusão, problemas musculares, dificuldade na fala e em alguns casos pode levar ao coma). Xifaxan ® é destinado para o tratamento e redução da recorrência de episódios de encefalopatia hepática em adultos com doença hepática.
Como este medicamento funciona?
A rifaximina é uma droga antibacteriana da classe da rifamicina, que atua pela inibição da síntese de RNA bacteriano. A rifaximina tem ação contra a maioria das bactérias, incluindo espécies produtoras de amônia. Ela pode inibir a multiplicação dessas bactérias, reduzindo assim a produção de amônia e outros compostos importantes no processo da encefalopatia hepática.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve utilizar Xifaxan nas seguintes situações: Se você for alérgico a rifaximina ou tipos similares de antibióticos (como a rifampicina ou rifabutina) ou a qualquer um dos componentes da fórmula. Se você tiver obstrução no seu intestino.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Antes de usar Xifaxan, é importante que você fale com seu médico ou farmacêutico. Não use o medicamento sem o conhecimento do seu médico, pois pode ser perigoso para a sua saúde. Informe seu médico se você está tomando ou irá tomar outros medicamentos, especialmente varfarina, antiepiléticos, antiarrítmicos, e ciclosporina, pois podem ocorrer aumentos nas reações adversas. No caso de anticoncepcionais, recomenda-se precauções adicionais, pois a influência da rifaximina em pacientes com função do fígado reduzida não é conhecida. O uso de Xifaxan não é recomendado para crianças e adolescentes com idade inferior a 18 anos, e não é indicado durante a gravidez ou amamentação. Caso sinta tonturas, não dirija ou opere máquinas.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Mantenha Xifaxan ® em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Os comprimidos revestidos também devem ser mantidos ao abrigo da umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Sempre tomar Xifaxan® exatamente como o seu médico lhe prescreveu. Você deve verificar com o seu médico ou farmacêutico em caso de dúvida. A dose recomendada é de 1 comprimido revestido, via oral, duas vezes por dia, tomados com um copo de água. O seu médico irá avaliar a necessidade de você continuar o tratamento após 6 meses. Não interrompa o tratamento com Xifaxan® sem antes consultar o seu médico pois os sintomas podem voltar. Se você tiver alguma dúvida futuramente quanto ao uso de Xifaxan®, consulte seu médico ou farmacêutico. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Tome a dose seguinte no horário normal. Não tome uma dose dobrada para compensar o comprimido esquecido. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Como todos os medicamentos, Xifaxan ® pode causar reações adversas, embora nem todas as pessoas as tenham. Enquanto você tomar Xifaxan ® sua urina poderá ficar avermelhada. Isso é normal. O tratamento com qualquer antibiótico, incluindo a rifaximina, pode causar diarreia grave. Isso pode acontecer vários meses depois de ter terminado de tomar o medicamento. Se tiver diarreia grave durante ou após o uso de Xifaxan ®, contate o seu médico o mais rapidamente possível. Se os seus problemas no fígado são graves, o seu médico terá de observá-lo com cuidado.
Suspender o uso de Xifaxan ® e consulte seu médico IMEDIATAMENTE se você tiver qualquer das reações abaixo: Reação Incomum (pode ocorrer em até 1% das pessoas): Hemorragia por varizes esofágicas, diarreia grave durante ou após o uso deste medicamento. Frequência desconhecida: reação alérgica, hipersensibilidade ou angioedema. Sintomas incluem: inchaço da face, língua ou garganta; dificuldades para engolir; urticária e dificuldades respiratórias. Outras reações adversas que podem ocorrer: humor deprimido; tonturas; dor de cabeça; dificuldade em respirar; mal-estar; dor de estômago; inchaço/distensão abdominal; diarreia; rash (er
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?