XIGDUO XR é indicado para adultos com diabetes mellitus tipo 2 quando o tratamento com ambos dapagliflozina e metformina é apropriado para: tratar a diabetes mellitus tipo 2 como adjuvante da dieta e do exercício, prevenir o desenvolvimento ou agravamento de insuficiência cardíaca ou morte cardiovascular, e prevenir o desenvolvimento ou agravamento de nefropatia. Limitações de uso: XIGDUO XR não é indicado para uso em pacientes com diabetes tipo 1 e não deve ser usado para o tratamento da cetoacidose diabética.
Como este medicamento funciona?
XIGDUO XR é uma associação de dois medicamentos, a dapagliflozina e a metformina. A dapagliflozina é um medicamento que bloqueia o cotransportador sódio-glicose 2 (SGLT2), uma proteína responsável pela reabsorção de glicose (açúcar) no rim, fazendo com que essa glicose seja eliminada na urina. A metformina diminui a produção de glicose no fígado, diminui a absorção intestinal de glicose e melhora a sensibilidade à insulina. A ação desses dois medicamentos age melhorando o controle do diabetes mellitus tipo 2. Foi observada redução da quantidade de açúcar no sangue em jejum após uma semana de tratamento com XIGDUO XR.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve utilizar XIGDUO XR nas seguintes situações: Doença renal grave ou insuficiência renal grave; Acidose metabólica (excesso de acidez no sangue); Hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer um dos excipientes; Insuficiência hepática.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Informe seu médico se: Você apresentar diabetes tipo 1. XIGDUO XR não é indicado para diabetes tipo 1. Você apresentar ou se já apresentou dispneia acidótica (falta de ar), dor abdominal e hipotermia (queda da temperatura corporal) ou qualquer outro sintoma que possa indicar acidose láctica (condição causada pelo acúmulo de ácido láctico no organismo). Você apresenta alteração grave do funcionamento do rim.Você apresenta alteração do funcionamento do fígado.Você apresenta depleção de volume (alteração no organismo manifestada por pressão baixa, desmaio, desidratação ou tontura ao levantar-se). Você apresentar infecções urinárias.Você apresentar problemas cardíacos.Você tem ou já teve câncer de bexiga. O tratamento com XIGDUO XR deve ser descontinuado no momento ou antes da realização de procedimentos com utilização de contraste com material iodado. O uso de XIGDUO XR deve ser temporariamente suspenso quando da realização de qualquer procedimento cirúrgico que requeira ingestão restrita de alimentos e líquidos.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O **uso** de **XIGDUO XR** deve ser feito de forma **oral**, e é indicado para **adultos** com **diabetes mellitus tipo 2**. É importante seguir orientação médica quanto à **dosagem** e **posologia**. O tratamento deve ser frequentemente avaliado e consistentemente integrado à **dieta** e ao **exercício**. O uso deve ser **suspenso temporariamente** durante procedimentos cirúrgicos que exijam jejum, e **não deve ser utilizado** por pessoas com **diabetes tipo 1**, **doença renal grave**, ou que apresentem sinais de **acidose láctica**.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento XIGDUO XR pode causar os seguintes males: cetoacidose (sinais como náuseas, vômito, dor abdominal, mal-estar e falta de ar), diminuição/deficiência de vitamina B12, fasciíte necrosante do períneo (gangrena de Fournier), e pode levar à depleção de volume e à redução da pressão arterial. Além disso, pode ocorrer acidose láctica em pacientes com risco. Em caso de sintomas de qualquer uma dessas condições, é recomendado consultar um médico imediatamente.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se ocorrer a ingestão de uma quantidade maior do que a indicada de XIGDUO XR, deve-se consultar imediatamente um médico para avaliação e manejo adequados. Os sinais de uma possível complicação, como cetoacidose, devem ser monitorados, e o uso do medicamento pode ser suspenso temporariamente ou interrompido pelo médico.