Zart 50mg com 30 Comprimidos

  • Fabricante: Eurofarma Laboratórios S.a. - 61190096000192
  • Categoria: Pressão Alta
  • Princípio ativo: Losartana Potassica
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    O seu médico receitou Zart (losartana potássica) para tratar a sua hipertensão (pressão alta) ou por você ter uma doença conhecida como insuficiência cardíaca (enfraquecimento do coração). Em pacientes com pressão alta e hipertrofia ventricular esquerda, Zart reduziu o risco de derrame (acidente vascular cerebral) e de ataque cardíaco (infarto do miocárdio) e ajudou esses pacientes a viverem mais. O seu médico também pode ter receitado Zart porque você tem diabetes tipo 2 e proteinúria; nesse caso, losartana potássica pode retardar a piora da doença renal.

  • Como este medicamento funciona?

    A Zart (losartana potássica) age dilatando os vasos sanguíneos para ajudar o coração a bombear o sangue para todo o corpo com mais facilidade. Essa ação ajuda a reduzir a pressão alta. Em muitos pacientes com insuficiência cardíaca, Zart irá auxiliar no melhor funcionamento do coração. Além disso, Zart diminui o risco de doenças do coração e dos vasos sanguíneos, como derrame, em pacientes com pressão alta e espessamento das paredes do ventrículo esquerdo do coração (hipertrofia ventricular esquerda). Também ajuda a proteger os rins se você tiver diabetes tipo 2 e proteinúria.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Você não deve tomar Zart (losartana potássica) se:
    - for alérgico a losartana ou a qualquer outro componente deste medicamento;
    - sua função hepática estiver seriamente prejudicada;
    - você estiver com mais de 3 meses de gestação. O uso de Zart (losartana potássica) também deve ser evitado no início da gestação;
    - você tiver diabetes ou insuficiência renal e estiver tomando algum medicamento para reduzir a pressão arterial que contenha alisquireno. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Informe ao seu médico sobre quaisquer problemas de saúde que esteja apresentando ou tenha apresentado e sobre quaisquer tipos de alergia que tenha. Informe também ao seu médico se: tiver histórico de angioedema (inchaço da face, dos lábios, da garganta e/ou da língua); sofrer de vômito ou diarreia excessivos que levam a uma perda excessiva de líquido e/ou sal em seu corpo;

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Armazenar em temperatura ambiente (de 15°C a 30°C). Proteger de luz e umidade.

  • Como devo usar este medicamento?

    O medicamento Zart ® (losartana potássica) deve ser utilizado para tratar a hipertensão (pressão alta) ou a insuficiência cardíaca. Ele atua dilatando os vasos sanguíneos, facilitando o bombeamento de sangue pelo coração, o que ajuda a reduzir a pressão alta. A forma de uso é oral e indicado para uso em adultos; porém, a dose e a frequência devem ser definidas pelo seu médico, que irá orientar qual é a pressão arterial ideal para a sua saúde.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Se você deixou de tomar uma dose, não deverá tomar uma dose extra. Apenas tome a dose seguinte como de costume, isto é, na hora habitual e sem duplicá-la.
    Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

     

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O uso de Zart (losartana potássica) pode causar angioedema (inchaço da face, dos lábios, da garganta e/ou da língua). Além disso, deve-se ter cautela em casos de vômito ou diarreia excessivos que podem levar a uma perda excessiva de líquido.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Em caso de superdose, avise ao seu médico imediatamente para que ele possa prestar atendimento de urgência. Os sintomas mais prováveis de superdose são pressão arterial baixa e ritmo cardíaco acelerado, mas também podem ocorrer barimentos cardíacos mais lentos