Zelix 150mg com 1 Comprimido

  • Fabricante: Arese Pharma Ltda. - 07670111000154
  • Categoria: Antifúngico
  • Princípio ativo: Fluconazol
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Zelix (fluconazol) 150 mg é indicado para o tratamento de Candidíase vaginal (infecções da vagina causadas por fungos do gênero Candida) aguda e recorrente (de repetição), como profilaxia (prevenção) para reduzir a candidíase vaginal recorrente (três ou mais episódios por ano), balanite por Candida (infecção fúngica da região conhecida popularmente como “cabeça do pênis”) e Dermatomicoses (infecções fúngicas na pele e nos seus anexos, por exemplo, unha, conhecidas popularmente como micoses) como: Tinea pedis, Tinea corporis, Tinea cruris, Tinea unguium (onicomicoses) e infecções por fungos do gênero Candida.

  • Como este medicamento funciona?

    Zelix 150 mg impede o crescimento de fungos por inibir que esses microrganismos sintetizem compostos (esteroides) necessários à sua sobrevivência. É bem absorvido por via oral (engolido), a absorção não é afetada pela ingestão juntamente a alimentos e atinge os níveis no sangue de 0,5 hora (meia hora) a 1,5 hora.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Zelix 150 mg não deve ser utilizado se você tem hipersensibilidade (alergia) ao fluconazol ou a compostos azólicos (classe química do fluconazol) ou ainda, a qualquer componente da fórmula. Não tome Zelix 150 mg com terfenadina (medicamento antialérgico), cisaprida, astemizol, eritromicina, pimozida e quinidina, porque pode ser perigoso e provocar alterações do ritmo do coração. Este medicamento é contraindicado durante o aleitamento ou doação de leite, pois é excretado no leite humano e pode causar reações indesejáveis no bebê.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Zelix 150 mg não deve ser utilizado se você tem hipersensibilidade (alergia) ao fluconazol ou a compostos azólicos (classe química do fluconazol) ou a qualquer componente da fórmula. Não tome Zelix 150 mg com terfenadina, cisaprida, astemizol, eritromicina, pimozida e quinidina, pois pode ser perigoso e provocar alterações do ritmo do coração. Este medicamento é contraindicado durante o aleitamento, pois é excretado no leite humano e pode causar reações indesejáveis no bebê.

    Se você possui doenças graves, como problemas cardíacos, dos rins e/ou fígado, comunique o seu médico antes de iniciar o tratamento com Zelix 150 mg. Este medicamento pode aumentar o risco de alteração grave nos batimentos cardíacos. Não tome este medicamento se tiver uma alteração no coração chamada síndrome congênita de prolongamento do intervalo QT ou se já teve algum episódio de ritmo cardíaco anormal. Avise seu médico se você tiver bradicardia, insuficiência cardíaca ou outras doenças do coração, ou se houver baixo nível de potássio ou de magnésio no sangue.

    Este medicamento pode causar danos ao fígado. Se aparecerem sintomas como náuseas, vômitos e icterícia, avise imediatamente o seu médico. O uso durante a gravidez

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    Zelix 150 mg é indicado para o tratamento de Candidíase vaginal (infecções da vagina causadas por fungos do gênero Candida) aguda e recorrente, profilaxia para reduzir a candidíase vaginal recorrente, balanite por Candida e Dermatomicoses. Este medicamento deve ser utilizado por via oral e é bem absorvido, com níveis no sangue atingidos de 0,5 a 1,5 horas após a administração.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    Os possíveis males que este medicamento pode causar incluem alterações do ritmo do coração, reações na pele graves como reações medicamentosas com eosinofilia e sintomas sistêmicos (DRESS), e danos ao fígado. Em pacientes com doenças graves como problemas cardíacos, renais e/ou hepáticos, o uso de Zelix 150 mg requer acompanhamento médico estrito. Complicações também podem incluir síndrome congênita de prolongamento do intervalo QT, e insuficiência adrenal. É importante que o paciente comunique ao médico sintomas como náuseas, vômitos e icterícia e que evite o uso durante a amamentação.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.