Zolfest D é destinado ao tratamento da insônia (dificuldade para dormir) que pode ser ocasional (eventual), transitória (passageira) ou crônica (que dura há muito tempo).
Como este medicamento funciona?
O Zolfest D é um medicamento que possui em sua fórmula uma substância chamada zolpidem. O zolpidem age sobre os centros do sono, que estão localizados no cérebro. Por isso, o médico prescreve Zolfest D para o tratamento da insônia, isto é, para aquelas pessoas que têm dificuldade em adormecer ou permanecer adormecidas.
Quando não devo usar este medicamento?
Zolfest D não deve ser utilizado em caso de hipersensibilidade (alergia ou intolerância) ao zolpidem ou a qualquer outro componente da fórmula. Este medicamento também não deve ser utilizado por pacientes com insuficiência respiratória severa ou aguda (redução da função respiratória) ou com insuficiência severa do fígado (redução da função do fígado). Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos de idade.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Advertências O zolpidem deve ser usado com cautela caso você apresente síndrome da apneia do sono e miastenia gravis. Você deve tomar Zolfest D em doses únicas e não deve tomar mais de uma dose durante a mesma noite. Insuficiência respiratória e insuficiência hepática severa são contraindicações. A causa primária da insônia deve ser identificada sempre que possível. Pacientes idosos ou debilitados podem apresentar uma sensibilidade maior aos efeitos do zolpidem. Amnésia anterógrada pode ocorrer, sendo aconselhável tomar o medicamento imediatamente antes de deitar, garantindo condições favoráveis para um sono ininterrupto de 7 a 8 horas. O uso em pacientes com depressão deve ser cauteloso, pois pode desmascarar sintomas de depressão. Outras reações paradoxais e de tipo psiquiátrico podem ocorrer, além de comportamentos como sonambulismo. O uso de alcool ou outros depressores do sistema nervoso central aumenta o risco de comportamentos inapropriados. Por fim, a dependência pode ocorrer, especialmente em doses altas ou durante o uso prolongado. A interrupção abrupta pode levar a insônia de rebote e outros sintomas de abstinência. Deve-se ter cuidado adicional com grávidas, amamentação e outros grupos de risco.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Zolfest D deve ser tomado em doses únicas e não deve ser ingerido mais de uma vez durante a mesma noite. O zolpidem deve ser administrado imediatamente antes de deitar, assegurando condições favoráveis para um sono ininterrupto de 7 a 8 horas. É importante que a causa primária da insônia seja identificada e tratada antes da prescrição de um hipnótico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de Zolfest D pode causar diversos mals, incluindo: sonolência, diminuição do nível de consciência, e risco de quedas, levando a lesões severas. Também pode ocorrer amnésia anterógrada, depressão e outras reações psiquiátricas como agitação, irritabilidade, pesadelos, e comportamentos inapropriados. O tratamento com Zolfest D deve ser descontinuado se sintomas como sonambulismo ocorrerem. A dependência física ou psíquica pode se desenvolver com o uso prolongado e abrupta interrupção do tratamento pode causar insônia de rebote e outros sintomas. Deve-se ter cautela em pacientes com insuficiência respiratória e hepática, além de evitar o uso durante a gravidez e amamentação.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se você usar uma quantidade maior do que a indicada de Zolfest D, pode ocorrer sonolência e diminuição do nível de consciência, que podem levar a quedas e, consequentemente, a lesões severas. Além disso, a interrupção abrupta de um tratamento com hipnóticos, com posologia e duração acima das recomendadas, pode provocar insônia de rebote transitória e causar outros sintomas, como alterações do humor, ansiedade e agitação. Portanto, é importante procurar orientação médica.