O hemitartarato de zolpidem é destinado ao tratamento de curta duração da insônia (dificuldade para dormir) que pode ser ocasional (eventual), transitória (passageira) ou crônica (que dura há muito tempo).
Como este medicamento funciona?
O hemitartarato de zolpidem é um medicamento que possui em sua fórmula uma substância chamada zolpidem. O zolpidem age sobre os centros do sono localizados no cérebro. Por isso, o médico prescreve hemitartarato de zolpidem para o tratamento da insônia, isto é, para aquelas pessoas que têm dificuldade em adormecer ou permanecer adormecidas. O zolpidem tem início de ação dentro de 30 minutos após a ingestão do comprimido, encurtando o tempo de indução ao sono, reduzindo o número de despertares noturnos e aumentando a duração total do sono, melhorando sua qualidade.
Quando não devo usar este medicamento?
O hemitartarato de zolpidem não deve ser utilizado em pacientes com: hipersensibilidade (alergia ou intolerância) ao zolpidem ou a qualquer outro componente da fórmula. Este medicamento também não deve ser utilizado por pacientes com insuficiência respiratória severa e/ou aguda, com insuficiência hepática severa e por pacientes que apresentaram comportamento complexo de sono após tomar este medicamento. É contraindicado na faixa etária pediátrica e para uso por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Adicionalmente, não deve ser utilizado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Hemitartarato de zolpidem deve ser usado com cautela em caso de síndrome da apneia do sono e miastenia gravis. Não utilize se já apresentou sonambulismo ou outros comportamentos incomuns enquanto não está totalmente acordado. O medicamento pode causar sonolência e diminuição do nível de consciência. Armazene em local seguro para evitar uso ilícito, especialmente em combinação com álcool. A dose deve ser única e não exceder 10 mg. Há risco ao usar opioides juntamente com zolpidem, que pode levar a sérias reações como depressão respiratória e coma. É contraindicado em caso de insuficiência respiratória severa, insuficiência hepática severa, e não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Pacientes idosos podem necessitar de cuidados adicionais. Este medicamento pode causar amnésia e deve ser administrado apenas quando houver condições para um sono ininterrupto de 7-8 horas.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O hemitartarato de zolpidem deve ser tomado em doses únicas e não deve ser excedido 10 mg durante a mesma noite. É recomendado tomar o medicamento imediatamente antes de deitar, assegurando condições favoráveis para um sono ininterrupto de 7 - 8 horas. Para pacientes idosos ou debilitados, a dose deve ser reduzida para 5 mg.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de usar o hemitartarato de zolpidem, tome-o assim que se lembrar. No entanto, se estiver próximo do horário da próxima dose, desconsidere a dose esquecida e retorne ao seu esquema de dosagem normal. Não tome uma dose dupla para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O hemitartarato de zolpidem pode causar sonolência e diminuição do nível de consciência. Além disso, pode ocorrer amnésia anterógrada, que é a perda da memória para fatos que aconteceram logo após o uso do medicamento. Também há riscos de ideação suicida e depressão, reações psiquiátricas e comportamentos incomuns como sonambulismo. Outros efeitos incluem nervosismo, irritabilidade, agitação, e em casos raros, delirium. É importante interromper o tratamento se estes comportamentos ocorrerem e consultar um médico.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada de hemitartarato de zolpidem, deve-se interromper o uso do medicamento e contatar um médico ou um funcionário da saúde imediatamente. É importante observar que o zolpidem pode causar sonolência e diminuição do nível de consciência, além de aumentar o risco de efeitos colaterais sérios. Se apresentar comportamentos como sonambulismo ou outras reações adversas, o tratamento deve ser interrompido.