ZYMAR é indicado para o tratamento de conjuntivites bacterianas causadas por cepas sensíveis dos seguintes microorganismos: Bactérias Gram-positivas aeróbias: Corynebacterium propinquum, Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis, Streptococcus mitis, Streptococcus pneumoniae. Bactérias Gram-negativas aeróbias: Haemophilus influenzae.
Como este medicamento funciona?
ZYMAR ® é um colírio que contém um antibiótico (gatifloxacino). O produto age no tratamento da conjuntivite infecciosa, causada por vários tipos de bactérias.
Quando não devo usar este medicamento?
ZYMAR é contraindicado para pessoas que apresentam alergia ao gatifloxacino, a outras quinolonas ou a qualquer um dos demais componentes da fórmula do produto. Este medicamento é contraindicado para menores de 1 ano de idade.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
ZYMAR® é contraindicado para pessoas que apresentam alergia ao gatifloxacino, a outras quinolonas ou a qualquer um dos demais componentes da fórmula do produto. Este medicamento é contraindicado para menores de 1 ano de idade. Evite o contato do conta-gotas do frasco com qualquer superfície para evitar contaminação. Não permita que a ponta do frasco entre em contato direto com os olhos. ZYMAR® é um medicamento de uso exclusivamente tópico ocular. A solução não deve ser injetada por via subconjuntival, nem deve ser introduzida diretamente na câmara anterior do olho. Em pacientes recebendo quinolonas sistêmicas, incluindo o gatifloxacino, foram relatadas graves reações de hipersensibilidade, ocasionalmente fatais (anafiláticas), podendo surgir após a primeira dose. Se ocorrer alguma reação alérgica, o tratamento deve ser descontinuado. O uso prolongado pode resultar em superinfecção por microorganismos não sensíveis, incluindo fungos. Assim como outros anti-infecciosos, recomenda-se cautela ao administrar ZYMAR® a mulheres durante a lactação. Sempre que houver dúvida, procure orientação de um profissional de saúde.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
ZYMAR ® deve ser armazenado em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C). Guarde-o em sua embalagem original e não use medicamento com o prazo de validade vencido. Após aberto, é válido por 60 dias. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Você deve usar este medicamento exclusivamente nos olhos. Antes de usar, confira o nome no rótulo para evitar enganos e não utilize ZYMAR ® caso haja sinais de violação ou danificações do frasco. A solução já vem pronta para uso. Evite encostar a ponta do frasco nos olhos, dedos ou em qualquer outra superfície para evitar contaminação.
As doses recomendadas são:
1º e 2º dia de tratamento: Instilar 1 gota no(s) olho(s) afetado(s) a cada 2 horas durante o período de vigília, até 8 vezes ao dia.
3º ao 7º dia de tratamento: Instilar 1 gota no(s) olho(s) afetado(s) até 4 vezes ao dia durante o período de vigília.
Feche bem o frasco depois de usar. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Você deve retornar a utilização do medicamento assim que se lembrar, seguindo normalmente os intervalos de horários entre as aplicações até o final do dia. No dia seguinte, retornar aos horários regulares.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
As reações adversas oculares relatadas mais comumente com ZYMAR®, foram: lacrimejamento aumentado, ceratite (inflamação da córnea), conjuntivite papilar, olho seco, edema palpebral, diminuição da acuidade visual e alterações do paladar. Reações incomuns incluem secreção ocular e dermatite de contato. Outras reações adversas relatadas foram: blefarite (inflamação das pálpebras), hiperemia (vermelhidão) conjuntival/ocular, visão borrada, prurido ocular, edema ocular (incluindo edema da córnea e conjuntival), irritação ocular, dor ocular, e náusea.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se ocorrer alguma reação alérgica ao gatifloxacino, o tratamento deve ser descontinuado. As reações graves de hipersensibilidade podem requerer tratamento de urgência. A administração de oxigênio e medidas para manutenção das vias aéreas livres devem ser adotadas conforme indicação clínica. Além disso, o uso prolongado pode resultar em superinfecção por microorganismos não sensíveis, incluindo fungos, o que também requer descontinuação do uso e tratamento alternativo.