Descrição do produto
Clonazepam é um medicamento genérico do tipo anticonvulsivante e ansiolítico, indicado para o tratamento de crises epilépticas, Síndrome de West (espasmos infantis) e alguns transtornos mentais. Nesta apresentação, a embalagem contém 60 comprimidos de 0,5 mg.
Trata-se de um medicamento de tarja preta, ou seja, só pode ser adquirido com apresentação e retenção de receita médica e deve ser usado sempre sob orientação do profissional de saúde, devido ao risco de dependência e efeitos adversos.
Com uso adulto e pediátrico, o Clonazepam é indicado para crises epilépticas. Unicamente em crianças, faz parte do tratamento de Síndrome de West.
Em adultos, também é recomendado para:
- transtornos de ansiedade - como ansiolítico em geral, para tratar distúrbio do pânico (com ou sem medo de espaços abertos) e fobia social;
- transtornos de humor - tratamento da mania, em casos de Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) e depressão ansiosa e/ou início do tratamento da depressão maior;
- síndromes psicóticas - acatisia (inquietação extrema, geralmente provocada por medicamentos psiquiátricos);
- vertigem ou distúrbios de equilíbrio - náuseas, vômitos, quedas, zumbidos e distúrbios auditivos.
O Clonazepam também é destinado ao tratamento de síndrome das pernas inquietas (desconforto ou dor nas pernas que leva à necessidade de movimentá-las, prejudicando a qualidade do sono) e síndrome da boca ardente (sensação de queimação na parte interna da boca, sem alterações físicas).
Tome os comprimidos por via oral com um pouco de líquido não alcoólicos. Por ser um benzodiazepínico (classe de medicamentos que atuam inibindo levemente o sistema nervoso), a posologia varia conforme a doença, a resposta clínica, a idade e a tolerabilidade do paciente.
É recomendado que o tratamento comece com doses mais baixas, com possibilidade de adição de dosagem, caso necessário.
Siga as orientações médicas com relação a horários, doses e duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do profissional de saúde.
Pacientes que apresentam hipersensibilidade ao Clonazepam ou qualquer outro a qualquer componente da fórmula devem evitar o uso do medicamento.
Também há contraindicação para:
- insuficiência respiratória;
- comprometimento grave do fígado;
- histórico de apneia do sono;
- glaucoma agudo de ângulo fechado;
- síndrome de má-absorção de glicose-galactose.
Os efeitos colaterais do Clonazepam mais recorrentes são:
- sonolência;
- dor de cabeça;
- infecção das vias aéreas superiores;
- cansaço;
- gripe;
- vertigem;
- irritabilidade;
- insônia;
- perda de coordenação de movimentos e da marcha;
- perda de equilíbrio;
- náusea;
- sensação de cabeça leve;
- sinusite;
- concentração prejudicada.
Esses são apenas alguns dos efeitos adversos possíveis do Clonazepam. Para saber sobre outras possíveis reações, consulte a bula.
Se você precisa de Clonazepam, conte com a Farmácia Preço Popular para adquirir o medicamento com segurança, orientação profissional e preço justo, garantindo o uso correto conforme a prescrição médica.