O Hemifumarato de Quetiapina 25 mg é um medicamento indicado para o tratamento de alguns transtornos psiquiátricos.
Vendido somente com prescrição médica, ele contribui para o alívio dos sintomas e oferece mais qualidade de vida a pessoas que enfrentam condições como esquizofrenia e transtorno afetivo bipolar.
Para que serve a Quetiapina 25 mg?
O Hemifumarato de Quetiapina 25 mg é um remédio controlado que serve para tratamento de alguns transtornos psiquiátricos, sendo usado para o controle de distúrbios específicos, como esquizofrenia, depressão ou mania decorrentes do transtorno afetivo bipolar.
Esse medicamento pertence à classe dos antipsicóticos e atua promovendo o equilíbrio das substâncias químicas do cérebro.
Quem pode usar esse antipsicótico?
A Quetiapina pode ser usada por alguns grupos de pessoas, sempre sob prescrição médica.
Adultos: é indicada para o tratamento da esquizofrenia e do transtorno bipolar tipo I, podendo ser utilizada sozinha ou em associação com outros medicamentos para tratar episódios de mania, depressão ou como terapia de manutenção para estabilizar o quadro de TAB;
Crianças e adolescentes de 10 a 17 anos: a Quetiapina pode ser usada no tratamento da esquizofrenia (a partir dos 13 anos) e no controle de episódios maníacos relacionados ao transtorno bipolar, sendo administrada sozinha ou em combinação com outros medicamentos;
Idosos: a dose diária pode ser menor do que a usada em pacientes mais jovens, dependendo da resposta clínica e da tolerância de cada paciente.
Como tomar Quetiapina 25 mg de forma segura?
A administração da Quetiapina 25 mg deve ser feita por via oral, com ou sem o consumo de alimentos.
No tratamento de esquizofrenia e fases de mania associadas ao transtorno bipolar, a dose costuma ser realizada duas vezes ao dia. Para crianças e adolescentes, é possível que sejam necessárias três doses por dia, conforme a resposta ao tratamento.
Já para manutenção do transtorno bipolar tipo I, em combinação com lítio ou valproato, a dose costuma ser administrada duas vezes ao dia. Para episódios depressivos do transtorno bipolar, é indicado que o uso seja feito à noite, em dose única diária.
Somente o médico poderá lhe indicar a forma de uso correta para o seu tratamento, de acordo com seus sintomas, medicamentos já utilizados e histórico médico. Por isso, nunca use medicamentos psiquiátricos, incluindo a Quetiapina, sem orientações do profissional psiquiatra.
O uso da Quetiapina pode ter efeitos colaterais, como boca seca, ganho de peso, tontura, sonolência, aumento do colesterol total e dos níveis de triglicérides séricos, hemoglobina e sintomas extrapiramidais, além de sintomas de abstinência com a descontinuação, incluindo tontura, vômito, náusea, insônia, irritabilidade, diarreia, cefaleia.
Composição e fórmula do medicamento
Cada comprimido possui 28,78 mg de Hemifumarato de Quetiapina, que corresponde a 25 mg de Quetiapina.
Alguns ingredientes excipientes na composição do medicamento incluem amido, povidona, óxido de ferro amarelo, hipromelose, dióxido de silício, amido pré-gelatinizado, celulose microcristalina, óxido de ferro vermelho, dióxido de titânio, lactose monoidratada, estearato de magnésio, macrogol e amidoglicolato de sódio.
Contraindicações da Quetiapina 25 mg
A Quetiapina 25 mg não deve ser utilizada por pessoas alérgicas à Quetiapina ou a qualquer componente da fórmula. Além disso, deve-se ter cautela no uso em alguns casos, entre eles:
Pacientes com problemas cardíacos graves, como arritmias ou insuficiência cardíaca;
Pessoas que usam medicamentos que possam interferir na função do coração;
Mulheres grávidas ou que estejam amamentando, salvo sob orientação médica;
Crianças fora da faixa etária aprovada para uso (menores de 10 anos);
Pessoas com histórico de reações adversas graves a antipsicóticos;
Pacientes com risco aumentado de pressão baixa ou desmaios, sem avaliação médica prévia.
Esses são apenas alguns dos casos em que se deve ter cuidado ao utilizar o Hemifumarato de Quetiapina. Antes de utilizar, é importante ler a bula com cuidado.
Além disso, a Quetiapina deve ser utilizada somente com prescrição médica. Após a orientação do profissional de saúde, o medicamento pode ser adquirido em uma das unidades da Farmácia Preço Popular ou online com retirada na PP mais próxima de você. Aqui oferecemos preços acessíveis e um atendimento atencioso e de qualidade!