Alivium ® é um medicamento indicado para redução da febre e para o alívio de dores, tais como: dores decorrentes de gripes e resfriados, dor de garganta, dor de cabeça, dor de dente, dor nas costas, cólicas menstruais e dores musculares.
Como este medicamento funciona?
Alivium ® exerce atividades contra a dor e contra a febre. Seu início de ação ocorre em aproximadamente 15 a 30 minutos após sua administração oral e permanece por 4 a 6 horas.
Quando não devo usar este medicamento?
Não utilize Alivium ® se você já teve qualquer alergia ou alguma reação incomum a qualquer um dos componentes da fórmula do produto. Este produto contém ibuprofeno que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais a asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico. Não utilize Alivium ® caso tenha apresentado alguma reação alérgica ao ácido acetilsalicílico e a outros anti-inflamatórios. Não utilize este produto contra a dor por mais de 10 dias ou contra a febre por mais de 3 dias, a menos que seja prescrito pelo médico. Não ultrapasse a dose recomendada. Não tome este produto com outros medicamentos contendo ibuprofeno ou outros medicamentos para dor, exceto sob orientação médica. Não utilize Alivium ® em casos em que o ácido acetilsalicílico, iodeto e outros anti-inflamatórios não esteroides tenham induzido asma, rinite, urticária, pólipo nasal, angioedema, broncoespasmo e outros sintomas de reação alérgica ou anafilática. Este medicamento é contraindicado durante o terceiro trimestre de gravidez. Não utilizar Alivium ® junto com bebidas alcoólicas. Alivium ® é contraindicado a pacientes com úlc
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Alivium ® é contraindicado caso você já tenha apresentado alergia ou reação incomum a qualquer um dos componentes da fórmula, especialmente ao ácido acetilsalicílico ou a outros anti-inflamatórios. Não utilize este medicamento caso tenha úlcera gastroduodenal, sangramento gastrintestinal e em menores de 6 meses. Durante o terceiro trimestre de gravidez, o uso é contraindicado. O uso de ibuprofeno deve ser feito com cautela em crianças com menos de 2 anos e idosos. Antes de usar, informe ao médico sobre possíveis doenças do coração, rins, fígado ou outras condições de saúde. Pare de usar e consulte um médico caso ocorra reação alérgica ou piora das dores ou febre. Não utilizar em caso de suspeita de dengue e evitar o uso com bebidas alcoólicas. Informe ao seu médico se estiver em tratamento com outros medicamentos.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15ºC a 30ºC). Proteger da luz. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Agite antes de usar. Não precisa diluir. A dose recomendada para crianças a partir de 6 meses deve ser administrada conforme o quadro a seguir, de acordo com o peso da criança, em intervalos de 6 a 8 horas, ou seja, de 3 a 4 vezes ao dia, não ultrapassando a dose máxima de 7mL. Crianças com mais de 30kg não devem ultrapassar a dose máxima de 7mL.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento Alivium (contendo ibuprofeno) pode causar reações alérgicas, incluindo asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico. É contraindicado em pacientes com úlcera gastroduodenal ou sangramento gastrointestinal, e pode causar reações alérgicas severas, como dermatite esfoliativa, eritema multiforme, síndrome de Stevens-Johnson, e necrólise epidérmica tóxica. A exposição ao ibuprofeno pode levar a problemas nos rins, estômago, intestino, coração e vasos sanguíneos. Sinais de reações alérgicas incluem dificuldades respiratórias e inchaço da face e pescoço.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada de Alivium, é importante parar de tomar o medicamento e procurar imediatamente um médico. O uso excessivo pode levar a reações adversas e problemas de saúde sérios, como questões no estômago, rins, e coração. Além disso, o tratamento com este medicamento não deve se prolongar por mais de 7 dias a menos que recomendado por um médico.