Este medicamento é indicado para o tratamento de manutenção de pacientes psicóticos crônicos estabilizados.
Como este medicamento funciona?
O haloperidol é um antipsicótico particularmente eficaz contra os sintomas produtivos das psicoses, notadamente os delírios e as alucinações. O haloperidol exerce, também, uma ação sedativa em condições de excitação psicomotora. A administração de Haldol ® decanoato como injeção intramuscular resulta em gradativa liberação da substância ativa, e é necessário algum tempo (3 a 9 dias) após a primeira injeção para sentir os efeitos completos do medicamento.
Quando não devo usar este medicamento?
Não use Haldol ® decanoato se:
- você tiver Doença de Parkinson;
- suas reações se tornam extremamente lentas ou você se sentir estranhamente confuso, com tonturas ou sonolento depois de ingerir álcool ou depois de tomar outros medicamentos;
- você tiver um tipo de demência chamada "demência de corpos de Lewy";
- você tiver sensibilidade exacerbada (alergia) ao haloperidol ou aos seus excipientes (contém óleo de gergelim);
- você tiver paralisia supranuclear progressiva (PSP).
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Haldol ® decanoato pode causar problemas no coração, problemas no controle dos movimentos do corpo ou dos membros e um sério efeito colateral chamado "síndrome neuroléptica maligna". Também pode causar reações alérgicas graves e coágulos sanguíneos. Você deve estar ciente dos efeitos colaterais graves enquanto estiver tomando Haldol ® decanoato porque pode precisar de tratamento médico urgente.
Pacientes idosos e pacientes com demência: um pequeno aumento na incidência de mortes e acidentes vasculares cerebrais tem sido relatado em pacientes idosos com demência que estão tomando medicamentos antipsicóticos.
Converse com seu médico, antes iniciar o tratamento com Haldol ® decanoato, caso você apresente uma das condições abaixo: doença cardíaca, depressão, epilepsia, problemas nos rins, fígado ou glândula tireoide, coágulos de sangue, pressão arterial baixa, baixo nível de potássio ou magnésio no sangue.
Casos raros de morte súbita têm sido reportados em pacientes psiquiátricos que recebem antipsicóticos, incluindo Haldol ® decanoato.
Seu médico deve considerar realizar um eletrocardiograma (ECG) para medir a atividade elétrica do seu coração. Efeitos cardiovasculares e a síndrome neuroléptica maligna são condições de preocupação e se você apresentar qualquer um dos sintomas relacionados, deve contatar imediatamente seu médico.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Haldol ® decanoato deve ser administrado por injeção intramuscular. A administração deve resultar em liberação gradual da substância ativa, e os efeitos completos podem ser sentidos após 3 a 9 dias da primeira injeção. É recomendado que pacientes sejam tratados anteriormente com haloperidol oral para assegurar a ausência de alergia ao haloperidol.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O HALDOL pode causar efeitos colaterais graves como problemas no coração, problemas no controle dos movimentos do corpo ou dos membros e a síndrome neuroléptica maligna. Além disso, pode ocorrer re ações alérgicas graves e coágulos sanguíneos. Pacientes idosos com demência tratados com antipsicóticos apresentam um pequeno aumento na incidência de mortes e acidentes vasculares cerebrais. O uso do HALDOL pode desencadear convulsões e discinesia tardia, além de sintomas extrapiramidais, como tremor, rigidez, hipersalivação, bradicinesia e acatisia. Pode também ocorrer prolongamento do intervalo QTc e/ou arritmias ventriculares em raros casos, especialmente em altas doses.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?