Twinrix é indicada para a prevenção das hepatites A e B.
Como este medicamento funciona?
Twinrix ® estimula o organismo a produzir defesas contra os agentes causadores das hepatites A e B, prevenindo-as. A vacina se destina à prevenção, e não ao tratamento.
Quando não devo usar este medicamento?
Twinrix ® não deve ser administrada a indivíduos com conhecida hipersensibilidade (alergia) a qualquer componente da fórmula, nem àqueles que já apresentaram sinais de alergia após administração de Twinrix ® ou de alguma das vacinas monovalentes contra hepatite A ou B. Esta vacina é contraindicada para crianças abaixo de 1 ano de idade.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Antes de usar Twinrix, deve-se considerar as seguintes advertências e precauções: Twinrix não deve ser administrada, sob nenhuma circunstância, por via intravenosa (pela veia). A administração de Twinrix em indivíduos com doença febril aguda grave deve ser adiada, mas a presença de uma infecção leve não representa contraindicação. É importante informar ao médico ou enfermeiro se a criança já tiver desmaiado anteriormente ao receber alguma injeção. Twinrix não previne doenças causadas por outros agentes, como o da hepatite C e E. Também, deve-se ter tratamento médico e supervisão disponíveis para reações alérgicas raras após a administração. E é contraindicado para crianças abaixo de 1 ano de idade. Mulheres grávidas devem consultar um médico antes de utilizar este medicamento.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Twinrix deve ser armazenada em temperatura entre +2 C e +8 C. Mantenha na embalagem original para proteger da luz. Não congele. Descarte a vacina se ela tiver sido congelada. Guarde-o em sua embalagem original e não use medicamento com o prazo de validade vencido.
Como devo usar este medicamento?
Twinrix deve ser administrada por via intramuscular (no músculo), no braço, em adultos e crianças mais velhas. Em bebês, a aplicação pode ser feita na coxa. A vacina deverá ser ressuspendida antes da administração, resultando em uma aparência branca, turva e homogênea.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
As reações adversas observadas foram: Reações muito comuns (ocorrem em 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): dore de cabeça, dore e vermelhidão no local da injeção, cansaço. Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes): sintomas gastrintestinais (como diarreia, náusea e vômito), inchaço no local da administração, reações no local da administração, mal-estar. Reações incomuns (ocorrem entre 0,1% e 1% dos pacientes): infecção respiratória, tonturas, dore muscular, febre (igual ou superior a 37,5ºC). Reações raras (ocorrem entre 0,01% e 0,1% dos pacientes): ínguas (inchaço dos gânglios da virilha, das axilas ou do pescoço); redução do apetite; dormência e diminuição da sensibilidade; pressão baixa; vermelhidão na pele, coceira.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?